Avançam as negociações sobre o futuro do estaleiro Eisa no Rio

Os trabalhadores do Estaleiro Eisa receberam uma boa notícia nesta quinta-feira (31). O estaleiro recarregou o Sodexo que estava devendo. Sobre o futuro da empresa, foi informado que a Caixa Econômica Federal pode vir a realizar um empréstimo para regularizar o funcionamento do Eisa.

A recarga do Sodexo foi realizada nesta quinta-feira. Os que estão com o cartão bloqueado, a empresa entregará novos cartões até quarta-feira (6). Os que não têm esse benefício receberão R$ 350.

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-RJ) esteve mais uma vez na porta do estaleiro. Após a reunião com a direção do estaleiro, foi informado que o Eisa se comprometeu a fazer o pagamento dos salários atrasados, a regularização do plano de saúde, do 1/3 de férias até o quinto dia útil de agosto (quinta-feira, 7), data que também está marcado para o retorno dos trabalhadores.

Entretanto, o presidente do sindicato, Alex Santos, disse que apenas o pagamento do Sodexo não resolve plenamente o problema dos trabalhadores, “isso ainda não resolve. O Sodexo dá um fôlego, mas nossa luta é pra quitar todas as questões inerentes aos trabalhadores”, e destacou que um dos pontos positivos deste momento é “o processo de unidade dos trabalhadores, tendo o sindicato como a ferramenta desta luta”.

A assembleia também contou com as presenças dos deputados federais Jandira Feghali (PCdoB) e Edson Santos (PT) e do deputado estadual Paulo Ramos (PSOL), que estão apoiando a luta dos trabalhadores do Eisa. Na quinta-feira (7) – retorno do serviço – o sindicato fará nova assembleia para avaliar os resultados e debater novos encaminhamentos.

Reunião no Ministério do Trabalho

Na quarta-feira (30), a direção do sindicato esteve com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, que se solidarizou com os trabalhadores do Eisa e prometeu contribuir para uma solução.

Fonte: Sindimetal-RJ