CTB-RS prestigia posse da nova diretoria do CPERS/Sindicato

A CTB-RS participou da cerimônia de posse da nova diretoria de um dos maiores sindicatos da América Latina, o CPERS/Sindicato, que representa professores e funcionários de escolas públicas gaúchas, na noite da última sexta-feira (1º/8), no centro de eventos da Casa do Gaúcho. Na presença de milhares de associados, integrantes de movimentos sociais, representantes de partidos políticos e dirigentes sindicais, a professora Helenir Oliveira foi nomeada presidente do CPERS, com o objetivo de retomar a luta pela valorização profissional e por avanços à educação pública gaúcha.

“Uma nova caminhada se inicia. Uma caminhada em que todos são convidados a participar. A partir de segunda-feira(04), essa equipe de educadores apaixonados pela educação irá iniciar uma grande mobilização visitando as escolas, escutando a categoria, colocando-a como protagonista neste próximo período. Que o nosso norte seja sempre a busca da qualidade da educação pública. Nós somos os que educam as futuras gerações, somos portadores do futuro e se depender de nós o futuro será muito melhor do que já foi o passado e é o presente”, defendeu Helenir, em seu discurso de posse.

ctb rs posse cpers2

As prioridades da nova diretoria são exigir o pagamento do Piso Nacional no Plano de Carreira; disputar – para a educação pública – os recursos do Pré-Sal e dos royalties de petróleo, a aplicação dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) previstos no Plano Nacional de Educação (PNE) e os 35% previstos na Constituição; lutar pela manutenção, melhoria e ampliação do IPE Saúde; lutar por uma nova lei do Vale-Refeição, sem estorno; exigir a publicação das promoções, com efeito retroativo para professores, funcionários de escolas e aposentados; criar espaços para discussão de temas de interesse dos aposentados, defendendo suas propostas; buscar a realização de concursos para professores e funcionários com nomeação imediata dos aprovados; recuperar o protagonismo do CPERS na defesa da educação pública e de qualidade, assim como retomar as discussões pedagógicas.

O presidente em exercício da CTB-RS, Sérgio de Miranda, participou da mesa ao lado da nova diretoria e de outros dirigentes de centrais sindicais, e afirmou que a central se soma à luta do CPERS para que os educadores do país sejam realmente reconhecidos e valorizados.

“A CTB tem participado, junto às demais centrais, de todas as lutas organizadas pelas diversas categorias, mas especialmente pelas mobilizações e atividades organizadas pelos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Reconhecemos os importantes avanços alcançados pelo conjunto da classe trabalhadora, principalmente na última década em que muitas conquistas foram obtidas para todos, contudo, sabemos que ainda temos muito a avançar. É triste vermos, hoje em dia, escolas sem estrutura, sendo assaltadas por falta de segurança, professores sendo agredidos e mal remunerados. Afinal estamos falando de uma categoria extremamente importante na formação do cidadão brasileiro. Por isso, nossa central parabeniza a diretoria pela eleição e afirma estar junto com vocês para que continuemos avançando e para que os educadores e funcionários sejam finalmente valorizados e reconhecidos pelo belo trabalho que fazem. Nosso desejo é que ao longo desse mandato as reivindicações se transformem em conquistas”, finalizou Miranda.

A vice-presidente do CPERS, Solange da Silva Carvalho, integrante do Núcleo Estadual de Base dos Professores da CTB-RS, defendeu que a nova diretoria dará a atenção merecida à categoria. “Pretendemos ser uma alternativa de mudança na direção do CPERS/Sindicato apresentada por um grupo de educadores sérios, comprometidos com a luta específica da categoria, e objetivando ampliar as conquistas dos educadores. Buscamos ser uma diretoria que ouça a base, respeite as suas decisões, e faça os debates pedagógicos, além da formação política e sindical”, afirmou Solange.

Fonte: CTB-RS