CTB-PB e CES realizam Planejamento Estratégico Situacional

A CTB-PB, em parceria com o CES, realizou mais um planejamento estratégico situacional na Paraíba, onde foram discutidos os novos desafios da central no estado, no período de agosto de 2014 a julho de 2015.

O Planejamento teve a participação de 25 sindicalistas no estado e contou com os professores, orientadores, Augusto César Petta e Liliana Aparecida de Lima, que contribuíram decisivamente para o excelente desempenho de todos os participantes.

A CTB Paraíba tem dado prioridade a formação sindical, desde 2010, quando realizou  7 encontros entre formação e planejamento estratégico, com a participação de 350 sindicalistas, dando um salto de qualidade na formação sindical, no crescimento da central no Estado e passando a existir uma grande unidade na diretoria.

 

Vários problemas foram levantados pelos presentes, destacando-se a necessidade imediata da legalização dos sindicatos junto ao Ministério do Trabalho, finanças,  maior integração da diretoria junto às 14 regionais existentes, confecção do jornal trimestral, utilização de programas de rádios, realização de um seminário com advogado contratado pela central e demais advogados que prestam serviços aos sindicatos filiados, dentre outras demandas.

 

O Secretário de Comunicação Fábio Marques, destacou que a central tem avançado muito nessa questão, mas que precisa de maior empenho de todos os diretores, divulgando as atividades realizadas e participação efetivas nas mídias.

 

Dentre os maiores avanços foi constatada a formação sindical, onde foram realizados 06 cursos de formação no Estado, envolvendo 153 trabalhadores e trabalhadoras e o trabalho continuará até atingir todas as entidades filiadas, abrangendo as 14 regionais.

 

Formação do CES/Paraíba

Outra discussão foi em relação à estrutura do CES – Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho na Paraíba, tendo sido definido os dias 7, 8 e 9 de novembro o Curso de Formação de Formadores, que deve envolver 15 sindicalistas, que farão o trabalho de formação não apenas para os sindicatos filiados à central, mas para outras entidades sindicais podendo ainda realizar trabalhos de formação em outros Estados.

 

Para a Secretária de Formação Sindical Alcicleide Lacerda, o trabalho foi vitorioso e pretende intensificá-lo junto às bases sindicais.

 

O presidente em exercício da CTB/PB, Ricardo Taboza, falou que a entidade irá priorizar toda essa discussão e implementar o trabalho de forma mais organizada, buscando o crescimento do movimento sindical no estado.

 

O presidente licenciado da CTB, José Gonçalves, que assume atualmente a Secretaria de Agricultura Familiar na Paraíba, esteve presente e reafirmou que a salvação da CTB/PB, mesmo ainda enfrentando alguns problemas, foi a Formação Sindical, através do CES dando novo rumo aos trabalhos: “antes tínhamos muitas dificuldades que foram superadas a cada planejamento, revisão de planejamento, rumo ao trabalho coletivo e é por isso que vamos nos empenhar a fundar o CES estadual para alavancar ainda mais o nosso trabalho”, destacou o mesmo.

 

No final foi escolhida uma comissão que acompanhará a implementação do PES/PB, composta por Elizabete Barreto, Fábio Marques e Antonio Formiga.

 CTB-PB 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.