Patrões usam milícias para intimidar frentistas em greve na Bahia

A participação dos trabalhadores e trabalhadoras no primeiro dia de greve em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Feira de Santana foi excelente. O Sinposba está cumprindo a Lei de Greve e 30% dos postos estão funcionando.

Na manhã desta terça, 05 de agosto, diversas denúncias chegam ao Sinposba de que os patrões estão usando da truculência de milícias, aparentemente policiais à paisana, para intimidar os trabalhadores dos postos e diretores do Sindicato, tentando deixar os postos abertos.

A greve é pacifica e até o momento nenhum incidente grave foi registrado; no entanto é possível ver homens armados circulando no ambiente dos postos. O sindicalista e vereador, Everaldo Augusto, informou ao Sinposba que entrou em contato com a Secretário do Trabalho do Estado, Nilton Vasconcelos, e que ele contactou o Secretário de Segurança Pública do Estado, que determinou apuração imediata do fato.

Proposta não contempla

A proposta apresentada pelos donos de postos na reunião de negociação no Ministério Público do Trabalho, segunda,04, não contempla as reivindicações da categoria. Só se pronunciaram sobre as cláusulas econômicas propondo reajuste de 7,5% e tíquete de R$180.

O Sinposba apresentou a proposta da categoria de reajuste salarial de 10%, elevação do tíquete alimentação para R$195, pagamento de adicional de 80% sobre a remuneração nos domingos trabalhados, limitada a dois por mês, e a elevação desse percentual para 100% a partir de janeiro.

Segundo Antonio José Santos, presidente do Sindicato, enquanto os patrões não apresentarem uma proposta de diálogo justa, a greve continua. “Vamos continuar assim mostrando nossa determinação e ampliar as paralisações, pois juntos podemos mais!

Solidariedade de classe

A reunião do Comando da Greve, realizada na noite de segunda 04, na sede do Sinposba, contou coma presença dos representantes da CTB Bahia – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Silvio Pinheiro Federação Nacional dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis e Derivados do Petróleo – Fenepospetro, Vanderlei Santos que é presidente da Federação Estadual de São Paulo, e dos presidentes dos Sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, respectivamente :Luiz Arras, Euzébio Neto e Raimundo Nonato.

O Sinposba conta ainda com o apoio de diversos Federações e Sindicatos de trabalhadores filiados à CTB, entre eles, Federação dos Metalúrgicos da Bahia, Fetracon – Federação dos Trabalhadores na Construção Civil, Sindicato dos Metalúrgicosda Bahia e de Camaçari, Sindibeb, Bancários, Sindmoto, Sindborracha de Feira de Santana.

Fonte: Sinposba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.