Acordo no Grupo Randon (RS) agora prevê estabilidade de emprego

Devido a perseverança e luta do Sindicato dos Metalúrgicos os trabalhadores da Randon de Caxias do Sul (RS) garantiram a estabilidade dos empregos no período de flexibilização da jornada de trabalho. Através de acordo firmado entre o sindicato e a empresa, a Randon se comprometeu a manter o nível de emprego durante a flexibilização. Esse avanço só foi possível devido à ação do Sindicato, pois antes a empresa se negava a assumir esse compromisso.

A ratificação da flexibilização da jornada de trabalho das empresas do Grupo será mantida com a aprovação da grande maioria dos trabalhadores em votação na manhã desta quinta-feira, 07. No entanto, a votação só é válida se a campanha salarial da categoria se encerrar no próximo sábado com aprovação do novo acordo coletivo. A proposta de 8%, sendo 1% em janeiro, será votada pelos trabalhadores durante assembleia geral.

“O Sindicato está sempre ao lado do trabalhador. Diante da insatisfação e do medo das demissões que a empresa alegava, torno de 500, 600, o sindicato veio conversar com a empresa para garantir a estabilidade dos empregos. Viemos fazer uma nova votação, já que a anterior não foi acompanhada pela entidade. A Randon demite cerca de 2% do quadro de funcionários por mês, cerca de 180, a empresa se comprometeu a diminuir esse índice e manter o quadro de trabalhadores estável, compromisso que antes a empresa se negava a assumir. Ao contrário do que muitos falam, o sindicato quer sim manter os postos de trabalho, por isso estamos aqui. Foi uma conquista, garantimos os empregos dos trabalhadores”, destaca o presidente em exercício do sindicato, Luis Carlos Ferreira.

Com a flexibilização, os trabalhadores da empresa não vão trabalhar nas sextas-feiras a partir do dia 15 agosto até o final de outubro. Metade do valor correspondente a esses dias de trabalho será abonada pela empresa e outra metade descontada dos salários.

Fonte: Sindmetal Caxias (Foto: Fabíola Spiandorello)