Dissídio para comerciários gaúchos dos mercados segue sem acordo

Na segunda rodada da negociação do dissídio deste ano, realizada na manhã desta segunda-feira (11), a diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul (Sindicomerciários) considerou ofensiva a proposta do Sindigêneros, que manteve sua posição de reajustar os salários em 6,06%, ou seja, apenas o valor da inflação.

Além disso, o sindicato patronal propôs que o salário normativo seja de R$ 916,00, sendo que o Sindicomerciários havia solicitado inicialmente o valor de R$ 1.200,00.

O presidente do Sindicomerciários, Sílvio Frasson, disse que o Sindicato continua aberto a negociações, contanto que os números apresentados correspondam às necessidades dos trabalhadores. Frasson também disse que os comerciantes têm dificuldades para contratar devido à carga horária exaustiva e aos baixos salários. “Esta é a única categoria que não ganha hora extra, trabalha nos fins de semana e tem apenas quatro feriados por ano. É claro que assim fica difícil conseguir mão de obra”, destacou.

Também não houve avanços nas cláusulas trabalhistas. Ainda não há data agendada para a próxima negociação.

Fonte: Sindicomerciários RS