CTB-RS apoia manifestação de sindicatos contra Sindihospa

Os 10 sindicatos que representam profissionais que trabalham na área da saúde do Rio Grande do Sul realizaram mais uma manifestação como forma de denunciar o não cumprimento da promessa do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa) de repassar 3% de aumento real a todas as categorias representadas.

Desde o início do mês de agosto, diversas atividades estão sendo realizadas a fim de chamar a atenção do sindicato patronal e receber um posicionamento da entidade.

Fizeram parte dessas mobilizações, várias inserções na programação da principal rádio da capital gaúcha e panfletagem no centro de Porto Alegre, como forma de alertar a população para o grave problema que os trabalhadores da saúde têm sofrido. Contudo, o Sindihospa se manteve calado e não procurou nenhum dos sindicatos que representam os trabalhadores para conversar e tentar construir uma opção para que seja acertado o direito prometido. Diante dessa realidade, os sindicatos se mobilizaram mais uma vez em busca de uma resposta da entidade que representa os donos de hospitais e clínicas.

ctb rs Sindihospa2

Um grupo de aproximadamente 50 dirigentes sindicais se reuniu em frente ao Sindihospa, próximo à Avenida Protásio Alves, zona norte da capital, e com faixas e bandeiras trancou em períodos de cinco minutos o trânsito no sentido centro-bairro.

Após uma hora de bloqueios, a manifestação seguiu para dentro do prédio do Sindihospa a fim de reivindicar uma reunião com a diretoria da entidade. O diretor-executivo Tibiriça Rodrigues recebeu o grupo e em tom irônico negou a promessa feita às categorias, no início do ano, durante greve ocorrida no Hospital de Clínicas e no Grupo Hospitalar Conceição.

Rodrigues afirmou ainda que os sindicatos dos trabalhadores devem formalizar um pedido de reunião com toda a diretoria do Sindihospa para que a reivindicação seja apresentada. Os dirigentes argumentaram que diversas reuniões já foram marcadas e a discussão é sempre a mesma. “Não estamos pedindo nenhum favor ao Sindihospa, queremos apenas viabilizar aos trabalhadores um direito que foi prometido por vocês na época da paralisação”, afirmou a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado (Sindifars) e diretora da Saúde da CTB-RS, Debora Melecchi. O episódio comprovou mais uma vez que o Sindihospa falta com sua palavra e não valoriza os profissionais da área da saúde. Apesar das dificuldades encontradas, o grupo seguirá na luta pela conquista do aumento.

Melhorar a saúde é uma das principais bandeiras de luta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), mas a entidade sabe que para que isso aconteça o primeiro passo é valorizar os profissionais da área. Assim, com o intuito de cumprir com o seu objetivo, a CTB-RS apoiou a atividade, participando da manifestação através da diretora da Saúde, Debora Melecchi, do diretor da Juventude, Igor Pereira, e do assessor sindical, Haroldo Britto. Com uma faixa expondo os dizeres: “Saúde melhor se faz com investimento e profissionais valorizados”, a CTB foi a única central sindical a apoiar a manifestação.

Fonte: CTB-RS