Setenta sindicalistas participam de Curso de Formação em Sergipe

As transformações no mundo do trabalho, a história do movimento sindical no Brasil e as concepções sindicais. Esses temas foram abordados no curso de formação, promovido pela CTB e o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), no Hotel Parque das Águas, em Aracaju.

O volume de inscrições superou as expectativas da CTB/SE. Previsto inicialmente para 50 pessoas, o curso contou com a participação efetiva de 70 sindicalistas rurais e urbanos. Essa foi a segunda turma formada pela CTB e o CES em Sergipe.

“Nós entendemos que os sindicalistas precisam conhecer a realidade em que atuam. Por isso, eles têm que se apropriar desse conhecimento para ter uma atuação mais efetiva, inclusive, nas questões política e ideológica”, afirmou Celina Arêas, secretária Nacional de Formação da CTB.

O repasse de conhecimentos durou dois dias. Além de Celina, o professor Antônio Carlos Miranda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP), e a secretária Nacional da Mulher Trabalhadora, Ivânia Pereira, proferiram palestras.

Celina falou sobre as concepções sindicais, inclusive a da CTB; resgatou a história do movimento sindical no Brasil, desde o surgimento das primeiras formas de organização dos trabalhadores no País, passando pela Era Vargas, a ditadura militar até os dias atuais.

curso ctbse2

Ivânia demonstrou de que forma os dirigentes podem fazer uma análise de conjuntura, oferecendo-lhes os subsídios necessários para elaboração desse trabalho, fundamental na organização da luta dos trabalhadores. O professor Antônio Carlos fez uma palestra sobre as transformações no mundo do trabalho, uma retrospectiva desde as primeiras etapas da organização social dos homens até a atualidade, passando pela revolução industrial, a microeletrônica e a nanotecnologia.

Para Elisson Vieira Silva, secretário de Comunicação do Sintrase, o curso superou as expectativas. “Foi maravilhoso. Aprendi demais e vou levar esse conhecimento para a vida prática”, ressaltou. Lindamar Mendonça Lobão, do Sintrase, participou do curso pela segunda vez. “Adorei. Foi ótimo. Como eu já havia participado do outro, esse foi mais enriquecedor ainda”, salientou.

Edival Góes, presidente da CTB/SE, comemorou a realização de mais um curso de formação. “Essa é uma política da CTB. Para nós, os dirigentes sindicais devem estar preparados para os embates do dia a dia, também do ponto de vista teórico”, ressaltou.

Fonte: CTB/SE