Trabalhadores Avulsos do Porto de Cabedelo (PB) paralisam atividades

Os trabalhadores portuários avulsos do Porto de Cabedelo, na Paraíba,  aprovaram em assembleia no dia 22/08/2014, indicativo de greve, com paralisação de 24 horas para o dia 26/08/2014 – terça-feira, como advertência, pois tentam recuperar perdas salariais de 60% em relação ao INPC, e buscam uma equiparação com o ganho dos trabalhadores portuários de outros Estados, além de direitos como vale transporte e vale refeição que também já são garantidos por lei para os trabalhadores portuários avulsos, mas são negados na Paraíba.

Os Estivadores, Conferentes, Arrumadores, Trabalhadores de Blocos e Vigias portuários entendem que são legítimos atores do processo de operação de carga e descarga do porto, consequentemente protagonistas no processo de geração de riqueza oriundo deste tão importante equipamento produtivo.

greve cabedelo2Para o Presidente da CTB/PB e do Sindicato dos Conferentes de Cabedelo, Ricardo Taboza, somente haverá desenvolvimento se todo setor produtivo fizer parte da partição da riqueza produzida, principalmente os trabalhadores, o que não vem acontecendo, pois os lucros aumentam e as condições de salário e de trabalho pioram a cada dia.

Para o presidente do Sindicato dos Arrumadores de Cabedelo, Josivan Soares, o Porto de Cabedelo é notícia na mídia dando conta que foi o que mais cresceu em termos de movimentação de cargas no Nordeste, batendo recordes nos últimos anos com mais de dois milhões de toneladas em 2013, com previsão de superar este índice este ano. A falta de sensibilidade dos empresários da área portuária em reconhecer a eficiente mão de obra local, que sempre contribuiu para atrair novas cargas e incrementar a movimentação no porto, é, portanto o que gera a inconformidade dos trabalhadores no momento em que se concretiza este aumento.

A proposta dos trabalhadores avulsos de Cabedelo, conferentes, estivadores, arrumadores, blocos e vigias é de 30% de reajuste salarial, além da garantia de condições dignas de trabalho e acima de tudo,  respeito a todos as categorias.

A CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, estará dando total apoio a luta dos trabalhadores de Cabedelo e ao mesmo tempo denunciando o descaso dos empresários para com as categorias.

Fonte: CTB-PB