Sindicato pode recorrer ao MPT para cobrar solução de problemas na Delphi

 

Diante de inúmeras e frequentes reclamações dos trabalhadores da Delphi, de Jaguariúna, no que diz respeito ao adicional por periculosidade, carga horária do 3º turno e a rejeição de atestados médicos por parte do médico da empresa, o Sindicato dos Metalúrgicos (SindMetal) mais uma vez protocolou uma pauta de reivindicações junto ao departamento de Recursos Humanos da empresa cobrando soluções para as irregularidades.

Com relação à periculosidade, o Sindicato, através de seu Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho, tem participado dos debates sobre a revisão das Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho, que vão alterar significativamente os critérios para que o trabalhador tenha direito ao adicional.

Apesar das mudanças que devem ocorrer, o entendimento da entidade é de que os trabalhadores (eletricistas) da Delphi devem, sim, receber periculosidade, sendo assim, já orientou seus departamentos Jurídico e de Saúde e Segurança a entrar com uma ação na Justiça do Trabalho, por entender que os direitos desses trabalhadores estão sendo desrespeitados.

Sobre a jornada semanal de trabalho do 3º turno, o Sindicato está convocando a empresa para que seja discutida a carga horária dos trabalhadores deste turno. A empresa disse que aguarda um parecer de seu Departamento Jurídico para se posicionar sobre o assunto. O Sindicato vai acompanhar e cobrar um retorno breve.

ATESTADOS

Um dos problemas que há tempos o Sindicato vem cobrando uma solução por parte da Delphi é a questão dos atestados médicos recusados arbitrariamente pelo médico do trabalho da empresa. “É inadmissível que toda vez que um trabalhador ou trabalhadora apresente um atestado médico ele seja obrigado a voltar ao médico que o consultou para exigir um relatório e, se este médico se negar a fazê-lo, a empresa desconta os dias, incluindo o final de semana remunerado”, afirma Wellington Guilherme, vice-presidente do Sindicato e funcionário da Delphi.

“Além dessa questão dos atestados, há outras ainda em que o trabalhador e a trabalhadora vêm sendo prejudicados pelo médico da empresa”, completa Flávio Assunção Santos, diretor do Sindicato e também trabalhador da Delphi.

“O Sindicato entende que a situação chegou ao limite da falta de consideração e respeito aos trabalhadores e trabalhadoras e vamos convocar a empresa para uma reunião. Caso nada seja feito de imediato, iremos denunciar a Delphi ao Ministério Público do Trabalho para que as providências sejam tomadas na esfera da Justiça”, afirma o presidente do SindMetal, José Francisco Salvino – Buiú.

Mais informações: www.portaldostrabalhadores.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.