Vitória: Frente Parlamentar dos Comerciários de Irecê é aprovada

Os trabalhadores do comércio de Irecê e região, cidade localizada a 460 km de Salvador, acabam de ganhar mais uma ferramenta em defesa dos seus direitos: a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários. Aprovada em sessão especial na Câmara dos Vereadores, no último dia 19, essa nova ferramenta tem como objetivo aprimorar a legislação junto aos interesses da categoria e aproximar os parlamentares dos trabalhadores.

A Frente deverá atuar como um fórum permanente de discussões e encaminhamentos das questões de interesse da categoria comerciária. Entre os temas destacados como prioridades estão: a qualificação técnica; a jornada de trabalho; as doenças profissionais. De acordo com o presidente do Sindicato dos Comerciários de Irecê e coordenador Regional da CTB, Rafael Syndarta, “a pauta dos trabalhadores e trabalhadoras esta na ordem do dia e essa nova ferramenta dialoga com todas as categorias”.

“Temos projetos de leis importantes a serem votadas no congresso nacional, como a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas sem redução salarial; o fim do fator previdenciário; o fim do banco de horas; o fim do trabalho aos domingos dentre outros.” Segundo, Syndarta, “a Frente Parlamentar é um marco na trajetória de defesa das lutas dos trabalhadores comerciários”.

Participaram do ato o presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador, Jaelson Dourado; o presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê, Carlos Alberto, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Irecê (ACI), José Lucena do Carmo Filho e representantes da Federação dos Comerciários da Bahia (Fec-Ba).

O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), que preside a Frente Parlamentar dos Comerciários de Irecê dos vereadores; Pascoal Martins (PCdoB), Antônio Jesus (PRB), Margarida Cardoso (PTN) e do presidente da Câmara de Vereadores de Irecê, Joilton Francisco da Silva (DEM).

O presidente da Federação dos Comerciários da Bahia, Reginaldo Oliveira, ressaltou a importância da criação da Frente Parlamentar em Irecê e disse que “a FEC-BA vai orientar os dirigentes dos sindicatos filiados à entidade para aderirem a essa proposta”. De acordo com ele, “a criação das Frentes nos municípios será extremamente importante para começarmos a mudar a relação a favor dos interesses dos trabalhadores. E isso só pode acontecer dentro do parlamento”, destacou.

Por Antonia Borges com informação do Sindicato dos Comerciários de Irecê