Sindicalistas bolivianos agradecem apoio da CTB à reeleição de Evo Morales

A Confederação dos Trabalhadores da Educação Urbana da Bolívia (CTEUB) enviou uma nota para a CTB em agradecimento pelo apoio da central brasileira à reeleição do presidente Evo Morales ocorrida no país andino no último 12 de outubro.

No documento, os sindicalistas bolivianos também expressaram seu apoio à reeleição da presidenta brasileira Dilma Rousseff para fortalecer o processo de mudança e avanço dos governos progressistas em toda a América Latina.  Leia abaixo a íntegra da declaração:

Consolidamos os processos revolucionários na América Latina

A direção executiva nacional da Confederação dos Trabalhadores da Educação Urbana da Bolívia (CTEUB) agradece o pronunciamento da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) pela reeleição de Evo Morales como presidente constitucional do Estado Plurinacional da Bolívia, por decisão da maioria do povo boliviano.

No marco da posição antineoliberal, anticapitalista, anticolonialista e, fundamentalmente, anti-imperialista que caracteriza nossa organização sindical, consideramos que esta reeleição tem enorme significado para a Bolívia, América Latina e o mundo inteiro, porque indica além de uma enorme responsabilidade de proteger os avanços e consolidá-los em benefício dos nossos povos.

Os trabalhadores bolivianos através de nossa Central Operária Boliviana (COB), acordamos encarar o “reencontro” entre os trabalhadores em geral, proletários, classes médias e camponeses para defender o Processo de Mudança, sermos protagonistas de medidas favoráveis aos trabalhadores bolivianos e latino-americanos junto a Evo Morales e assim garantir o aprofundamento do processo de transformações estruturais.

Neste sentido, nos sentimos comprometidos com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, especialmente, dos filiados à CTB, porque compartimos os mesmos objetivos. Apoiamos a reeleição de Dilma Rousseff.

Estamos plenamente convencidos que o povo, trabalhadoras e trabalhadores do Brasil também consolidarão as medidas de justiça social que se aplicam em seu país.

La Paz, 23 de outubro de 2014
Direção Executiva Nacional da Confederação dos Trabalhadores da Educação Urbana da Bolívia