Mutirão de limpeza nas escolas municipais em Manaus é denunciado

Professores estão sendo “convidados” a participar de um mutirão de limpeza que valerá pontos numa competição entre escolas municipais da capital, Manaus. A denúncia chegou ao Sinteam (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas) na semana passada. O documento com o título Mutirão de Limpeza nas Escolas da Divisão Distrital Oeste dá pontuação para as escolas que limparem e organizarem alguns setores de suas unidades. Na segunda-feira (1º) professores da zona leste informaram que também está havendo mutirão em suas unidades.

O prêmio, segundo o documento, será uma certificação que pode ser Escola Tipo A (Excelente e Ótimo), tipo B (Bom) e Tipo C (Regular).
Segue alguns itens que passarão pela avaliação: fachada – identificação da escola (externa e interna); capinação – frente e dentro da escola; banheiro dos alunos e professores – conservação: descargas e torneiras.

De acordo com o setor jurídico do Sinteam, os professores não estão obrigados a participar. “Não há previsão legal que os obrigue uma vez que no edital do concurso pelo qual eles ingressaram no serviço público não havia essa atribuição”, explicou o presidente do sindicato, Marcus Libório. Ele informa que caso haja problema, o trabalhador deve procurar o Sinteam para formalizar a denúncia.

Fonte: Sinteam