1º Seminário do Juventude Viva termina nesta sexta-feira em Salvador

Salvador está sediando o 1ª Seminário Juventude Viva Bahia, desde a última quinta-feira (03), no auditório da Sepromi (Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial). O objetivo do encontro, que se encerra nesta sexta-feira (04) é capacitar gestores ligados ao Juventude Viva, plano direcionado ao enfrentamento à violência contra os jovens negros.

Professor, pesquisador e ex-conselheiro nacional da juventudade, o presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, ministrou a palestra As Políticas Públicas de Juventude: retrospectiva e projeto de desenvolvimento. Na exposição, defendeu que “as políticas sociais devem estar associadas à construção de um projeto de nação. Por isso, a importância de vincular as pautas específicas dos segmentos com a disputa de rumos da economia”.

O Juventude Viva, medida que contempla 20 cidades baianas, já é executado em Alagoas e Paraíba, e soma esforços ao programa Pacto Pela Vida, desenvolvido pelo Governo da Bahia desde 2011, para reduzir os índices de violência.

O plano visa reverter o impactante número de negros mortos no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade (53,3%) dos 49.932 mortos por homicídios em 2010 no país eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino.

Fonte: SBBA