CPI pretende investigar a violência contra a juventude pobre e negra

Com 188 assinaturas de apoio (11 a mais do que o mínimo necessário), o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) protocolou na Câmara dos Deputados o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a violência contra a juventude negra no país.

Lopes defende a necessidade dessa CPI para descobrir as causas, os custos sociais e econômicos da violência contra jovens negros e pobres. “Ter uma CPI como essa é fundamental para começarmos a erradicar o genocídio da juventude negra neste país, porque a situação está cada vez mais insuportável. São milhares de vidas perdidas todos os anos”, defende Mônica Custódio, secretária de Promoção da Igualdade Racial da CTB.

Para a cetebista, “os deputados podem dar visibilidade do ponto de vista institucional para sabermos com essa violência ocorre em cada unidade da federação. Em suma, a CPI pode tirar esse assunto do caráter meramente científico das pesquisas e levá-lo para as ruas, local onde a violência deve ser discutida e combatida”.

Leia estudo do Ipea sobre a violência contra a juventude negra no Brasil

Leia Mais

Negros brasileiros querem oportunidades iguais para todos

Jovem negro brasileiro sofre mais com violência social

Segundo o deputado petista, ocorrem no Brasil cerca de 60 mil homicídios anualmente, sendo que 80% dos assassinados são jovens pobres e negros. A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes também apoia a criação dessa CPI e promete acompanhar de perto seus trabalhos.

Paz no Carnaval

O governo federal lançou também a Campanha Nacional de Carnaval pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, com o lema “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”.

Justamente porque nesta época do ano chegam ao Brasil milhões de turistas de todas as partes do mundo. A ação destaca o Disque 100 como o principal canal de recebimento de denúncias sobre violações de direitos humanos. A campanha visa orientar a sociedade sobre como proteger as crianças e adolescentes de todo o tipo de agressões, principalmente as sexuais.

Campanha Nacional pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes durante o Carnaval

 

Por Marcos Aurélio Ruy – Charge de Carlos Latuff – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.