Educadores latino-americanos realizam encontro para unir o continente

Entre os dias 15 e 17 ocorreu em Buenos Aires o encontro sub-regional “Rumo a um Movimento Pedagógico Latino-Americano”, promovido pela Internacional da Educação. “Neste momento no qual os países da América Latina sofrem constantes ameaças às suas democracias, os educadores e educadoras são peças importantes na construção da unidade em defesa da democracia”, diz Isis Tavares, presidenta da CTB-AM e representante da CTB no encontro.

Para ela, “a interação que a escola tem com a comunidade pode contribuir para a definição da sociedade que queremos legar às novas gerações”. O encontro debate também, diz ela, “para definir o tipo de educação que vamos eleger para formar cidadãos e cidadãs que irão construir o futuro”.

Já Cristina Castro, coordenadora da Secretaria de Comunicação Social da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino afirma que “nas avaliações das implementações do Movimento Pedagógico, é fundamental que as atividades avaliem os reflexos da conjuntura do continente para entender de que forma elas estão atingindo os sistemas educacionais”.

O encontro sub-regional é uma preparação para o 3º Encontro “Rumo a um Movimento Pedagógico Latino-Americano”, que ocorrerá entre 2 e 4 de dezembro deste ano, na Costa Rica. “É muito importante pensar a educação como área estratégica para a América Latina superar suas mazelas”, diz Isis.

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB com informaçõs da Imprensa da Contee