Encontro no Equador reúne aposentados e pensionistas da América

A capital do Equador, Quito, recebeu, entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, a Primeira Conferência das Organizações Sindicais de Aposentados e Pensionistas (PyJ, por sua sigla em espanhol) da América, organizada pela Federação Sindical Mundial (FSM), por meio da União Internacional de Sindicatos (UIS) do ramo.

A CTB participou do evento através do secretário de Previdência da Fitmetal, Uriel Villas Boas, que compartilhou com os participantes a experiência brasileira, classificada como um avanço pelo secretário-geral da UIS-PyJ, o dirigente comunista espanhol e secretário da FSM, Quim Boix (foto), que comparou o modelo previdenciário do Brasil com o que é praticado nos países europeus, onde a idade mínima para se aposentar tem aumentado para mais de 65 anos.  
Segundo o secretário-geral da UIS PyJ, a Bolívia é um modelo para os outros países já que o presidente Evo Morales aprovou em 2010, após proposta da Central Obreira Bolivia (COB), uma nova Lei de Pensões que reduziu a idade para o benefício e nacionalizou os fundos de pensões. Os bolivianos podem se beneficiar a partir dos 58 anos e os trabalhadores mineiros 56 e as mulheres 55.

Sobre o evento, que teve a participação de 10 países e a contribuição de outros 15, Boix afirmou que um dos encaminhamentos da reunião foi a de criar uma equipe de direção na América com dez integrantes para coordenar a luta dos aposentados na região e farão uma nova reunião dentro de um ano.

Outra conquista deste ano para a categoria foi o pronunciamento na 104ª Conferência da OIT (Organização Internacional do Trabalho), realizada em junho. “Pela primeira vez, um aposentado se dirigiu à OIT para apresentar nossas reivindicações”, disse.

Boix afirmou que as próximas ações da UIS será realizar conferências na África, Ásia, Europa e Países Árabes. “Nosso trabalho é ir coordenando os aposentados em todos os territórios do planeta”, expressou ao Portal CTB

Érika Ceconi – Portal CTB 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.