Sindicato decreta greve e mais de 300 trabalhadores param na Nestlé do Chile

Após o processo de negociação coletiva, a direção do sindicato chileno Nº 4 da Nestlé Maipú anunciou nesta terça-feira (13) greve por tempo indeterminado já que a multinacional suíça, em sua última proposta, não atendeu às expectativas do coletivo trabalhista alegando dificuldades de ordem econômica que não foram reconhecidas como legítimas por parte dos trabalhadores.

A decisão foi tomada democraticamente pelos trabalhadores afiliados e cumpre os requisitos legais estabelecidos pelo direito de greve no país. Segundo denúncia do sindicato, a multinacional está contratando novos trabalhadores para substituir os que estão em greve, violando assim os acordos do Chile junto à OIT.

Os trabalhadores fecharam uma grande avenida próxima à sede da empresa e pedem o apoio da comunidade sindical internacional a sua luta. Entre as reinvindicações apresentadas pela categoria, há a exigência de que o reajuste seja incorporado ao trabalho já neste mês e não em janeiro, como determinou a empresa.

A CTB expressa sua solidariedade aos trabalhadores chilenos em greve e exige que a multinacional Nestlé apresente uma resposta às reivindicações dos trabalhadores e respeite o seu direito de greve, sem contratar funcionários para substitui-los, conduta que viola a legislação internacional de que o Chile é signatário.

Portal CTB