Cidade e Cultura serão debatidas em São Paulo

Para construir uma agenda que oriente um diálogo entre aqueles que olham para a cidade como campo da cultura e os que reconhecem as diferentes culturas como uma realidade urbana, o programa Cultura e Pensamento levará para a cidade de São Paulo, no dia 4 de novembro, o seminário Cidade e Cultura: a construção de outros imaginário urbanos.

O ponto alto do evento será um debate, a partir das 14h30, no Centro Cultural São Paulo, com as participações do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do professor e coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Vainer, e da psicanalista e jornalista Maria Rita Kehl. A discussão será mediada pelo secretário municipal de Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki.

Encerrará o seminário o encontro com movimentos sociais e debate A cidade que queremos é a cidade que quisermos?, que será realizado a partir das 18 horas no Projeto Cultural Vila Itoróró, no bairro Bela Vista.

“Nossa proposta é discutir políticas culturais e o fomento da cultura de ocupação democrática dos espaços públicos urbanos, por meio da construção coletiva, desde sua formulação até sua aplicação no território”, destaca o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Varella.

Todas as atividades serão abertas ao público e transmitidas ao vivo pelo site e redes sociais do MinC. Confira a programação completa ao final da matéria.

Sobre o Cultura e Pensamento

Criado pelo MinC, o Cultura e Pensamento teve seu primeiro ciclo realizado entre 2005 e 2012, focado no debate teórico acerca da cultura. Em 2015, ele foi retomado com a proposta de estimular a reflexão e a interlocução entre diferentes visões do campo da cultura, ultrapassando a barreira acadêmica e reunindo grupos culturais, movimentos, redes, ativistas, intelectuais, fazedores e fazedoras de cultura, jovens inovadores, mestres e mestras, aproximando campos sociais, territórios e correntes de pensamento.

O segundo ciclo do programa foi inaugurado em setembro deste ano, no Rio de Janeiro, com o tema A Crise de Valores na Sociedade Atual.

Programação completa

Local: Centro Cultural São Paulo, na sala Adoniran Barbosa (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso)

10h – Mesa “O Direito à Cidade como Direito Cultural”, com:
– Fernando Mello Franco – secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo
– Guilherme Wisnik – arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP
– Regina Novaes – antropóloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFRJ
– Sérgio Urt – publicitário e ativista do movimento #OcupeEstelita
Mediação: Georgia Nicolau, diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação do MinC

14h – Debate “Cultura e Cidade: a construção de outro imaginário urbano”
Abertura: Guilherme Varella, secretário de Políticas Culturais, e Jurema Machado, presidenta do IphanGovBr.
Debatedores: Juca Ferreira – ministro da Cultura
Fernando Haddad – prefeito de Prefeitura de São Paulo
Maria Rita Kehl – psicanalista, pesquisadora e ex-integrante da Comissão Nacional da Verdade
Provocador: Carlos Vainer – urbanista e professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/UFRJ