China anuncia pesquisa para criação de Internet 5G

O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China anunciou nesta quinta-feira (7) que investirá no desenvolvimento da tecnologia de quinta geração de Internet móvel – popularmente apelidada de “5G”, em referência ao 4G atual. O calendário do governo chinês prevê que o projeto seja concluído até 2018, com prestadores de serviços e telecomunicações preparados para o mercado já em 2020.

A expectativa entre especialistas é que, quando concluída, a malha 5G consiga prover velocidades até 10 vezes maiores que o atual padrão de rede móvel – na prática, isso significaria que um vídeo em alta definição, que hoje é baixado em 10 minutos, teria o tempo de download diminuído para 8 segundos. Além disso, por causa de modernizações no roteamento dos sinais, a rede super-rápida aumentaria em 1.000 vezes o número de conexões disponíveis em cada antena.  

“O objetivo da investigação será apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de padrões globais 5G e promover o setor de telecomunicações”, disse Cao Shumin, chefe da equipe de pesquisa e desenvolvimento de 5G subordinado ao ministério. “A China tem feito progressos em algumas áreas de investigação essenciais relacionadas com a tecnologia 5G”, disse o engenheiro-chefe do ministério, Zhang Feng. Desde 2013, eles têm sido dois dos principais membros da força-tarefa formada pelo ministério para o assunto.

O desenvolvimento de uma malha de comunicação que supere o protocolo LTE atual (4G) é de grande interesse para a China, que é o país com o maior número de internautas no mundo. O censo mais recente do país mostrou que nada menos que 905 milhões de usuários usam a rede de Internet móvel do país – dentre esses, cerca de 380 milhões são usuários de 4G. Com todas as principais companhias nacionais de telecomunicação envolvidas no projeto, espera-se inclusive o lançamento de uma versão prévia do 5G (chamada “Pré-5G”) em território chinês já em 2016.

Com informações da agência Xinhua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.