Marchinhas de carnaval vão de Chico Buarque a Eduardo Cunha

Para esquentar corações, corpos e mentes dos milhões de foliões pelo Brasil afora, o Portal CTB selecionou quatro marchinhas que prometem no carnaval 2016.

As marchinhas de carnaval sempre foram muito populares no Brasil. Quem nunca foliou ao som de “Aurora” (Mário Lago e Roberto Roberti), “Linda Morena” (Lamartine Babo), “A Jardineira” (Benedito Lacerda e Humberto Porto), Saca-Rolha (Zé da Zilda, Zilda do Zé e Waldir Machado), “Pierrô Apaixonado” (Noel Rosa e Heitor dos Prazeres) e “Yes, Nós Temos Banana” (Braguinha e Alberto Ribeiro) entre muitos outros grandes sucessos.

Apesar das marchinhas caírem na farra principalmente nos anos 1930 a 1950, a primeira marchinha foi composta por uma mulher em 1899. E que mulher. Nada mais nada menos que a pioneira Chiquinha Gonzaga com “Ô Abre Alas”.

Outro destaque é a marcha “Touradas em Madri” (Braguinha e Alberto Ribeiro), que quase 200 mil torcedores entoaram na Copa de 1950, quando a seleção canarinho goleou a Espanha por 6 a 1, em pleno Maracanã. Emoção pouca é bobagem para os autores.

De uns tempos para cá, as marchinhas vêm recuperando o viço. Neste ano, os temas vão da vida política nacional à intolerância vigente em setores radicalizados da sociedade. As canções carnavalescas vão de Chico Buarque a Eduardo Cunha.

Vamos às marchinhas:

Adeus Meu Carnaval (Rodrigo Salles)

 

Não Enche o Saco do Chico (Vítor Velloso)

 

Continha na Suíça (Severino Araújo)

 

Põe na Quentinha (Moacyr Luz)

 

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.