Enredo da escola de samba Primos da Ilha, de Manaus, é uma homenagem às mulheres

A escola de samba Primos da Ilha, de Manaus, traz como tema a questão das mulheres no Brasil contemporâneo. “Para nós foi muito fácil trazer esse tema pelo momento do país, em que os direitos das mulheres estão tão em debate na sociedade”, diz Nelma Medeiros, presidenta da escola.

Para ela, “mesclar a história da mulher, suas lutas e conquistas, com o nome da Ilha deu muito certo, deu samba”. Faz 20 anos que a escola caiu para o grupo de acesso e somente em 2015 conseguiu vencer e voltar ao grupo especial.

Para Isis Tavares Neves, presidenta da CTB-AM é “muito importante que o tema evidencie as mulheres e sua presença na sociedade, ajudando a divulgar a luta por igualdade de direitos no país”.

Ela conta também que o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) foi convidado para participar do desfile e que a CTB-AM e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas têm representação Cedim.

O enredo da Primos da Ilha é “Sou berço da vida, fonte de inspiração, guerreira, sou ilha, sou mulher”. A escola entra na passarela do samba, às 20h, do sábado (6), levando 2,3 mil componentes divididos em 16 alas.

“Cada continente será representado por um traje típico, estilizado, uma atração à parte da escola”, fala Dorival Ramos, o Dori, carnavalesco da escola.

Com as cores azul e branco, o Grêmio Recreativo Carnavalesco Primos da Ilha, foi fundado no dia 21 de março de 1990, na residência de Nelson de Medeiros, que se tornou seu primeiro presidente.

Conheça a letra do samba-enredo “Sou berço da vida, fonte de inspiração, guerreira, sou Ilha, sou mulher”

Vou exaltar a mulher… Que maravilha!
No swing, no balanço… Sou Primos da Ilha!
O samba é minha paixão, deixo a emoção me levar
De azul e branco cheguei pra ficar
Divina Maria, abençoai, rogai por nós
Vem em defesa da vida, sarando as feridas de todas as nações
Venho mostrar todo o seu valor, te ofereço a mais linda flor
Em forma de devoção e amor…
A mitologia revelou magia… Que emoção!
Deusas da justiça e da beleza
Guerreiras, fontes de inspiração
Gaia, mãe da Terra sua grandeza
Faz refletir em cada coração
Porta-bandeira tremula meu pavilhão
Mulata faceira, gingado e sedução
E a baiana na avenida a girar
Tem mulher no samba, hoje eu vou me apaixonar
Mulher, conquistou o seu respeito
E lutou pelo direito de igualdade
Mulher, sem limites pra sonhar
Ocupou o seu lugar na sociedade
Mãe que floresce no ventre a vida
Tem sua esperança refletida em cada amanhecer
Hoje a minha Ilha canta em alto- astral
Essa escola é especial
E vem brilhar nesse carnaval

Autores: Marlon Oliveira, Roberto Araújo, Jorge Ricardo, Moysés Oliveira, Leandro Colares, Sandro Markx, Leon Medeiros, Cristiano Cordeiro e Julieta Câmara

Maria Vem com as Outras

marchinha bloco maria vem com as outras

O Bloco Maria Vem com as Outras está em seu sexto carnaval e, segundo os organizadores, em todos os anos tem levado as questões das mulheres para as ruas de Manaus. O bloco é constituído pelos movimentos sociais e pelo Cedim.

De acordo com a organização do bloco, O Maria Vem com as Outras “vai pra rua, com muita alegria e disposição para mudar, com criatividade e irreverência, para fazer diferente. Mostrar que podemos – homens e mulheres – nos divertir, nos confraternizar e manifestar nossa cidadania de forma plena lado a lado, cuidando das nossas crianças e adolescentes, em todos os dias do ano. E que assim vamos construir um outro mundo. Um mundo melhor, mas justo e fraterno, com igualdade de oportunidades para homens e mulheres. E que a nossa alegria possa ser a expressão da nossa humanidade”.

Portal CTB com agências