Presidente da CTB, Adilson Araújo, participa de intercâmbio sindical em Londres

Como parte do programa de formação do Encontro Sindical Nossa América (Esna), a coordenação operativa da entidade, da qual a CTB é integrante, participa, desde a última sexta-feira (19), de um encontro com sindicatos britânicos de várias categorias.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, representa a organização na atividade, que se realiza até a próxima quarta (24), em Londres. Segundo o sindicalista, este intercâmbio entre as entidades sindicais é fundamental para fortalecer a luta da classe trabalhadora internacional, principalmente, num momento de crise mundial.

londres2

Reunião com dirigentes do sindicato dos funcionários do setor administrativo em transportes (TSSA, sigla inglês)

De acordo com Araújo, até esta segunda-feira (22), já ocorreu um encontro com os professores da Universidade de St Mark & St John, além de visitas aos sindicatos do trasporte e dos servidores públicos. Ainda devem acontecer atividades com categorias como bombeiros, metroviários, marítimos entre outros e uma reunião com os jogadores de futebol do Manchester United.

londres1

Encontro com delegados do sindicato nacional de trabalhadores no Serviço Público (Unison)

Dirigentes de centrais sindicais de países da América Latina integram a delegação do Esna no evento. Representam o capítulo brasileiro, além do presidente da CTB, a diretora do sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, Ana Paula Costa; pelo Uruguai, Leonardo Batalha da PIT-CNT; pela Argentina, Júlio Gambina da CTA- autônoma. Os participantes contam ainda com a colaboração do britânico Manuel Bueno da Unison que está sendo o intérprete nas atividades.

Nossa América

O Esna foi fundado com a intenção de integrar o movimento sindical latino-americano e caribenho, inspirado na proposta do ex-presidente venezuelano, Hugo Chávez, de criar uma Central Sindical das Américas como instrumento de luta dos trabalhadores.

Durante o congresso fundacional da CTB, um grupo de organizações sindicais classistas convocou um evento em Quito (Equador) que se denominou Encontro Sindical Nossa América, em 2008. Desde então, a organização se reúne anualmente para debater e propor encaminhamentos sobre as demandas no mundo sindical na região.

Neste ano, a atividade chega a sua sétima edição e será realizada no Uruguai.

Internacionalismo

Após cumprir esta agenda em Londres, o presidente da CTB segue para Portugal onde participa do 13º Congresso da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN), que acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro na cidade de Almada.

Portal CTB

*modificada às 15h10 para acréscimo de informação