Rio de Janeiro e Porto Alegre têm manifestações contra o governo interino de Michel Temer

Uma manifestação com cerca de três mil pessoas contra o governo do presidente interino, Michel Temer, terminou com três presos e três feridos, em Porto Alegre, no final de semana. A caminhada se iniciou na Esquina Democrática e seguiu pacificamente pelas ruas do centro da cidade.

O confronto começou quando a a Polícia Militar tentou reprimir a manifestação que fechou um dos sentidos da avenida Loureiro Silva. A represssão usou a tropa de choque, cavalaria e bombas de gás lacrimogênio.

Este foi o segundo ato organizado na capital gaúcha desde que a presidenta eleita Dilma Rousseff foi afastada da Presidência da República.

Rio de Janeiro

O Palácio da Cultura Gustavo Capanema, no centro do Rio, foi ocupado nesta segunda-feira (16) por diversos coletivos culturais. A iniciativa foi motivada pela extinção do Ministério da Cultura (MinC) anunciada pelo presidente interino, Michel Temer. Diversas frentes prestaram apoio ao movimento, que também promoveu um “abraço ao prédio”.

A ocupação recebeu apoio de movimentos estudantis, coletivos sociais, apoio parlamentar, jurídico entre outros. O movimento condenou o golpe sofrido pela presidenta eleita, Dilma Rousseff.

O deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) estava presente durante o ato e apoiou a iniciativa. “É legítimo que esse movimento ocupe e exija um Ministério da Cultura”, disse o deputado.

Portal CTB com agências