Direitos dos aposentados em destaque no 4º Congresso da CTB

Todos as categorias e segmentos têm espaço no 4º Congresso Nacional da CTB. Na manhã desta sexta-feira (25) foi a vez do debate sobre os direitos dos aposentados entrar na pauta de discussão, com o encontro entre os representantes das entidades sindicais brasileiras com o secretário Geral da União Sindical Internacional (UIS) Aposentados  e Pensionistas da Federação Sindical Mundial (FSM), Quim Boix.

Na reunião, Boix falou sobre os problemas de aposentadoria e pensão que atingem a América Latina e a Europa, mostrando que vários países querem criar o chamado Fundo de Previdência Privada, com apoio inclusive de centrais sindicais, principalmente na Europa.

“Aqui no Brasil, nós defendemos um movimento contrário e vamos desenvolver uma luta por uma previdência pública e socialmente sustentável. Na CTB, vamos propor a criação de um Grupo de Trabalho dos Aposentados para orientar os sindicatos a debater o tema com a sua categoria e fortalecer as ações voltadas para este segmento”, ressaltou o secretário Nacional de Aposentados da CTB,  Pascoal Carneiro.

A primeira ação será a realização de uma grande mobilização nacional em 1º de outubro, Dia Mundial do Idoso, para chamar a atenção para os problemas que atingem a população com mais de 60 anos.  As ações terão como ponto de partida, os cincos elementos essenciais para os idosos defendidos pela UIS: saúde, moradia, aposentadoria, água potável e vida digna.

Eliane Costa para Portal CTB