Avaliação do Congresso Nacional é a pior em 25 anos, diz Datafolha

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta (6) pela Folha revela que a maioria dos brasileiros está insatisfeita com os trabalhos no Congresso Nacional: 60% dos entrevistados avaliaram o desempenho dos deputados federais e senadores como ruim ou péssimo; 31% como regular; 5% como bom/ótimo e 3% não sabe.

O levantamento ouviu 2.765 pessoas nos dias 29 e 30 de novembro. A rejeição ao desempenho dos 513 deputados federais e 81 senadores foi a maior da série histórica que começou a ser realizada em 1993. A única vez em que o Datafolha apontou uma avaliação positiva nos últimos 25 anos foi em dezembro de 2003, primeiro ano da primeira gestão de Luiz Inácio Lula da Silva no Planalto (2003-2010).

Nos dois últimos levantamentos do Datafolha sobre o Congresso – em dezembro de 2016 e abril de 2017 – a reprovação já havia sido recorde. As pesquisas mostraram 58% de rejeição e 7% de aprovação.

A pesquisa mostra ainda detalhes do perfil de quem reprova o trabalho do Congresso:

• Os mais ricos: 74%
  • Com Ensino superior: 75%
  • Eleitores do presidenciável Jair Bolsonaro: 68%
  • Os que reprovam a gestão de Michel Temer: 69%

Já uma avaliação um pouco menos negativa do trabalho do Congresso é observada entre aqueles:

• Com ensino fundamental: 52%
  • De religião evangélica pentecostal: 51%