5º Curso de Formação da CTB-RS destaca a importância da gestão sindical

O Curso Estadual de Formação da CTB-RS chegou a sua quinta edição dando ênfase a gestão sindical. Na atividade, que teve início nesta terça-feira (09), o público de aproximadamente 50 dirigentes se mostrou interessado em levar os conhecimentos adquiridos com os palestrantes para os seus sindicatos.

ctb rs curso formacao2

Na abertura da atividade, o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, saudou todos os participantes. “É uma grata satisfação receber vocês que vieram de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Desde que fundamos a CTB aqui no Estado, sempre tivemos preocupação em realizar um curso de formação anual e estamos conseguindo cumprir com esse objetivo”.

Guiomar Vidor convidou, ainda, todos os presentes a participarem da paralisação nacional organizada pelas centrais sindicais no próximo dia 11.“A CTB considera extremamente importante essas manifestações que vem acontecendo no país nos últimos dias. Como dirigentes, lutamos e trabalhamos para que o povo se mobilize e busque os seus direitos. Diante disto, as centrais sindicais definiram que no dia 11, ou seja, um dia após o término do curso aqui, será realizada uma grande manifestação com passeata e paralisações em todo o Brasil”.

A ideia da CTB, que propôs a realização dessa grande mobilização a nível nacional, é de definir um objetivo para essas grandes manifestações que vem acontecendo e que elas sirvam para que a sociedade tenha conquistas concretas”, finalizou o presidente da CTB-RS.

A secretária de Formação da CTB-RS, Eremi Melo, citou os assuntos tratados na atividade e justificou a escolha do tema do curso. “Estamos com uma programação voltada para a comunicação sindical, negociação coletiva, direitos sindicais e trabalhistas e organização por local de trabalho. Procuramos desenvolver aqui um debate sobre a gestão sindical, um tema que nos foi pedido no último curso”, revelou a sindicalista.

A primeira palestra foi ministrada pelo jornalista Clomar Porto, especialista em comunicação de massa e assessor da CTB-RS, dos sindicatos dos metalúrgicos, comerciários e rodoviários de Caxias do Sul, da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (FECOSUL) e do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, em Minas Gerais.

Em sua aula, Clomar pediu para que os dirigentes refletissem sobre a importância na comunicação dentro dos seus sindicatos. “Muito tem se falado, nas entidades sindicais, que a comunicação possui, ou deve possuir importância estratégica. Nos planejamentos dos sindicatos, em geral, a comunicação, ou a falta dela, aparece seguidamente como sendo um grande problema. Defendo que, no centro da questão, está o dilema do investimento. Ele ainda é muito baixo nas entidades sindicais. Tanto que há pouco desenvolvimento prático e atualizado sobre quais as melhores práticas e técnicas para se obter uma comunicação sindical de alto nível, que possa realmente disputar hegemonia”, afirmou o jornalista. No final, Clomar defendeu que na comunicação é extremamente importante que haja contemporaneidade e motivou os dirigentes a utilizarem as ferramentas disponíveis, entre elas, a internet.

O curso conta ainda com as palestras da professora e coordenadora de Formação do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), Celina Alves Padilha Areas, sobre negociação coletiva e, num segundo momento, sobre organização por local de trabalho; e do advogado Pedro Maurício Pita Machado sobre direitos sindicais e trabalhistas.

Fonte: CTB-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.