CONTAG e vários movimentos lançam Plataforma Emergencial em Defesa da Vida

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e várias entidades e movimentos sociais, lançaram nesta quarta-feira (13), a Plataforma Emergencial do campo, das florestas e das águas em defesa da vida e para o enfrentamento da fome diante da pandemia do coronavírus.

Dentre os principais pontos da Plataforma Emergencial, estão: a Revogação Imediata da Emenda Constitucional n° 95/2016 (Teto dos Gastos Públicos); Renda Básica Emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras do campo, das florestas e das águas; Política Emergencial de Abastecimento e Segurança Alimentar Nutricional; Fortalecimento da capacidade produtiva da agricultura familiar camponesa, dos povos originários e comunidades tradicionais; Atendimento e prevenção ao contágio do novo coronavírus nas comunidades rurais, povos originários e comunidades tradicionais do campo, das florestas e das águas; e a Apreciação e aprovação imediata de medidas em tramitação no Congresso Nacional relacionadas ao enfrentamento dos efeitos da pandemia, garantia de segurança alimentar e inclusão produtiva.

“Essa plataforma é fruto da unidade de várias organizações que lutam pelo fortalecimento da agricultura familiar e camponesa, e que buscam diante da atual crise provocada pela pandemia do coronavírus, garantir políticas públicas que deem condições para que os povos do campo, da floresta e das águas, continuem a produzir, comercializar e colocar alimentos variados e com qualidade, na mesa do povo brasileiro”, destacou o presidente da CONTAG Aristides Santos, durante o lançamento virtual da Plataforma Emergencial.

Leia a PLATAFORMA EMERGENCIAL AQUI

Fonte: Contag