Fiat chama de volta 970 trabalhadores afastados pela crise

A Fiat Automóveis, do Grupo Stellantis convocou 970 dos 1.800 funcionários voltarem ao trabalho na fábrica de Betim, na Grande Belo Horizonte, que estavam em regime de lay-off, desde o dia 4 de outubro. “Como o fornecimento de componentes apresentou mais regularidade, permitiu à empresa acelerar a produção. Em função disto, foi reduzido o período de afastamento de 970 trabalhadores (mais da metade dos que estavam afastados)”, declarou a direção da montadora.

O lay-off é a suspensão do contrato de trabalho para qualificação profissional. Ele preserva os empregos dos trabalhadores envolvidos e assegura os direitos estabelecidos no acordo coletivo de trabalho, além de oferecer qualificação profissional, estabilidade no emprego proporcional ao período de afastamento e o pagamento de bolsa-auxílio, para preservar o poder aquisitivo.

“A medida decorre do impacto da crise sanitária e de suas consequências sobre a economia, que agravaram a escassez global de insumos, notadamente de componentes eletrônicos, comprometendo a capacidade de manter o ritmo e volume de produção dentro de padrões previsíveis”, informou o Grupo Stellantis.