Confederação nacional recebe filiação de sindicatos de aeroviários

Cinco entidades sindicais representativas de trabalhadores aeroviários da Federação Única do Setor Aéreo (Fusa) filiaram-se à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf), nesta terça-feira (18), em evento realizado na sede do Sindicato dos Aeroviários de Minas Gerais (SAM), em Belo Horizonte.

Além do próprio SAM, o Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo (Saesp), o Sindicato dos Aeroviários do Amazonas (Sindamazon), o Sindicato dos Aeroviários do Estado de Alagoas (Sindiaero-AL) e o Sindicato dos Aeroviários dos Municípios de Campinas, Sorocaba e Jundiaí/SP (Sindaerocamp) passam a integrar oficialmente a Conttmaf, contribuindo para fortalecer a unidade e ampliar significativamente a efetiva participação do nosso sistema confederativo no setor aeroviário brasileiro.

Claudio de Carvalho, presidente do Saesp, comemorou a filiação. “Para nós, a entrada na Conttmaf significa atuar ao lado de uma confederação que luta em defesa do avanço de direitos trabalhistas e que tem uma grande representação política nacional e internacional, o que pode ajudar muito a categoria dos aeroviários. Nós nos identificamos com o discurso do presidente da Conttmaf, Carlos Müller, em defesa do diálogo e do consenso, e acreditamos haverá uma boa sinergia entre nós, permitindo a troca de experiências e o fortalecimento da unidade”, disse.

O presidente do SAM, Paulo de Tarso Gonçalves Júnior, registrou o entendimento da importância da unidade do setor em torno da Confederação, tendo manifestado esta disposição ao presidente da Conttmaf.

“Foi unânime entre os sindicatos de aeroviários a decisão de nos juntarmos à família Conttmaf. Todos compreendemos a importância de caminhar ao lado dessa entidade, que traz consigo uma bela história de conquistas”, declarou o presidente do SAM.

Carlos Müller destacou a importância e o simbolismo do evento de filiação dos sindicatos de aeroviários neste momento em que o movimento sindical brasileiro busca se fortalecer e se reestruturar, após sucessivos ataques.

“Não temos dúvidas de que o sistema confederativo, com ampla representação por categoria, oferece aos trabalhadores a oportunidade de se organizarem de forma mais representativa no setor em que atuam, de fortalecerem a unidade e de terem mais chances de avançar na luta coletiva por meio de seus sindicatos”, ressaltou o presidente da Conttmaf.

Entidade sindical de grau superior com abrangência nacional, a Conttmaf foi fundada em 25 de março de 1957 como Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Marítimos, Aéreos e Fluviais, tendo seu nome inscrito no Art. 535 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Ao longo de sua história, a Conttmaf tem reafirmado o seu papel na luta em defesa da democracia, de avanços dos direitos trabalhistas, da unicidade sindical e da ampla representação da categoria por meio de sindicatos atuantes em prol das condições laborais de seus representados nos cenários políticos do Brasil e do mundo. Informações da Conttmaf.