Frente em defesa do Saneamento Público é criada em Brasília

Só a luta muda a vida.

Após o empenho do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sintaema), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da Fenatema, o requerimento, de autoria dos deputados Daniel Almeida (PCdoB BA) e Joseildo Ramos (PT BA), que pede a criação de uma Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público alcançou o número necessário de assinaturas.

“Superamos a marca das 200 assinaturas com o apoio de parlamentares de todas as vertentes políticas, todos com um único objetivo defender que água e saneamento não são mercadorias e que é dever do Estado garantir isso para a população”, afirmou o presidente do Sintaema, José Faggian, ao comemorar a notícia vinda dos diretores do Sindicato que estão desde terça (13) percorrendo os corredores do Congresso Nacional pela busca das assinaturas que faltavam.

Faggian destaca que, desde janeiro, o Sintaema junto com a CTB, e os urbanitários de todo o Brasil, estão empenhados em ações no Congresso pela criação Frente e que ela vem coroar uma jornada de luta de anos do Sindicato pelo saneamento público.

“São décadas de resistência pela defesa das empresas públicas de saneamento e denunciando projetos privatistas como o de Tarcísio de Freitas. A Frente não só amplificará nossa ação em âmbito nacional, como também ampliará a visibilidade e importância da pauta para a população. Um passo central da luta e uma conquista de todos que atuam em defesa dos serviços públicos”, ressaltou.

CTB na defesa do Saneamento

Ao comentar a luta em Brasília, o diretor de Comunicação da CTB Nacional, Anderson Guahy, que está em Brasília, indicou que “foi uma ação conjunta que resultou numa grande vitória para o país, nossa luta pela defesa do saneamento público tem a ver com a defesa de uma projeto nacional maior que tem como centro a soberania energética. Seguimos firmes na batalha que se dará no Congresso, mas também nos estados nas assembleias e câmaras municipais, pois está em jogo um modelo de sociedade”.

Após o anúncio da conquista das assinaturas, ficou decidido que o lançamento da Frente Parlamentar será no dia 11 de julho, a partir das 17h, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. “Será um grande ato e vamos trabalhar para construir uma ampla mobilização e reafirmar nossa força e organização e mobilização em defesa da água e do saneamento como bens públicos”, reiterou o dirigente da CTB.

Juntos pelo saneamento público!

Informações: SINTAEMA