Pela água como bem público, urbanitários fazem blitz no Congresso Nacional

Em mais uma ação de luta em defesa da água como bem público dirigentes sindicais realizam mais uma blitz no Congresso Nacional nesta terça (13). Presente na ação, secretário de Imprensa e Comunicação CTB, Anderson Guahy, Victor Frota do Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (Stiu-DF) e o Victor Costa do Sindicato dos Eletricitários do Rio de Janeiro.

Bancada do PSB

Em reunião com os sindicalistas, a Liderança da bancada do PSB na Câmara dos Deputados se comprometeu em reforçar com a bancada a assinatura pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público.

Segundo informações da direção da CTB Nacional, o PSB já está ciente da luta pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público e vai atuar junto aos seus parlamentares para que todos assinem o requerimento do PCdoB pela criação da Frente.

“Uma pauta central para o país e a população, sobretudo a mais vulnerável”, defendeu o PSB durante a conversa com os dirigentes sindicais.

Bancada do PSOL

Os dirigentes sindicais também se reuniram com a Liderança da bancada do PSOL que firmou compromisso em, até o final da semana, toda a sua bancada assinar pela Frente em Defesa do Saneamento Público.

Apoio do PT

Em conversa com a deputada federal Juliana Almeida (PT/SP), a parlamentar se comprometeu a também completar as assinaturas do PT que ainda faltam pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público

Confira 5 razões para ser contra a privatização de empresas de saneamento como a Sabesp: 

  • Ela é o ente público que instrumentaliza o saneamento básico, que garante o abastecimento de água para cerca de 30 milhões de pessoas, nos 375 municípios que atende, e a coleta de esgoto 25,2 milhões.
  • É uma empresa decisiva para a conquista da dignidade de milhões de paulistas, por meio do direito humano ao acesso à água limpa e segura e ao saneamento.
  • Ela é financeiramente saudável, com credibilidade e confiança dos seus serviços e comprovada responsabilidades socioambientais e econômico-financeiras.
  • É lucrativa e ela, sozinha, foi responsável por 30% dos investimentos em saneamento no Brasil realizados entre 2016 e 2020 – a cifra de R$ 21 bilhões. Isso revela a força e a importância da nossa Sabesp para o alcance da universalização do saneamento no país. 
  • A Sabesp privatizada estará sob o comando de investidores e conglomerados financeiros, totalmente interessados em maximizar lucros e transferências de dividendos aos seus acionistas, desmontando o papel social que a Sabesp exerce e que é fundamental em tempos de crise como foi na pandemia e em tragédias como a que ocorre no Litoral Norte de São Paulo no início deste ano. 

PEÇA APOIO DO SEU DEPUTADO E DO SEU SENADOR

Ajude nesta luta! Cobre o seu deputado ou sua deputada a assinar pela criação da Frente, basta clicar no botão abaixo:

PELA FRENTE EM DEFESA DO SANEAMENTO PÚBLICO

Água é vida, não mercadoria! Venha somar na luta do Sintaema em defesa da água e do saneamento com bens públicos e direitos universais!

Informações: Sintaema