Entidades trabalhistas em água, esgoto e energia enviam carta ao presidente Lula alertando sobre privatizações e exigindo participação nas políticas públicas

Nesta terça-feira (12), em Brasília, entidades representantes dos trabalhadores e trabalhadoras em água, esgoto, meio ambiente e energia, entre elas o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente (Fenatema), se reuniram e prepararam uma carta que será remetida ao presidente Lula na qual faz alerta para os rumos das políticas em torno dos serviços de saneamento e energia e o avanço de projetos privatistas como nos casos de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Também é objetivo do documento, a cobrança pela participação mais direta da construção das políticas públicas que nortearão o futuro dos serviços de água, esgoto e energia e da preservação do meio ambiente. Com destaque para o debate em curso da construção de um Decreto que substituirá Decretos 11.466 e 11.467 de 2023.

“Clamamos, sabedores de que seguimos em um projeto comum, que nenhum acordo ou negociação seja conduzida sem a oitiva da representação das Federações que aqui subscrevem, que servem de representação das demais entidades que conjuntamente firmam a presente Carta”, diz o documento.

A direção do Sintaema, que está em Brasília acompanhando o processo de negociação em torno deste novo Decreto, destaca que a Carta é mais um instrumento da luta que os urbanitários de todo Brasil vêm travando contra as privatizações e em defesa dos serviços públicos e que seguirá em Brasília para pressionar por um projeto que contemple as necessidades do conjunto da população do país”.

Veja a carta na íntegra!

Informações: SINTAEMA.