FETAG-BA mobiliza trabalhadoras rurais rumo à Marcha das Margaridas 2023 em Brasília

Nesta quarta-feira (19), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG-BA), reuniu no CTL de Itapoã, dirigentes de vários sindicatos trabalhadores rurais e urbanos, como Metalúrgicos, Comerciários, SintraSuper, Bancários e APLB, entre outros, com o objetivo de mobilizar as trabalhadoras rurais e as agricultoras familiares para a Marcha das Margaridas. E tem realizado oficinas por todo o estado, debatendo os temas que compõem a pauta do evento. Com o tema “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver!”, a Marcha das Margaridas 2023 acontecerá em Brasília e espera mais de 100 mil mulheres nos dias 15 e 16 de agosto.

Segundo a secretária de Mulheres da FETAG-BA, Renilda Santos, as oficinas são ferramentas importantes. “Além de mobilizar nossas dirigentes sindicais, essas atividades ajudam na formação política. Proporcionam momentos de discussão e organização para as dirigentes que irão coordenar o processo de preparação e realização da Marcha das Margaridas, visando o fortalecimento das ações e atuação das mulheres do movimento sindical”, pontuou.

Presentes no encontro, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, e a secretária da Mulher da Central, Flora Lassance, reforçaram o apoio da entidade às ações da FETAG. “As entidades de trabalhadoras e trabalhadores rurais sempre inovam em suas ações de mobilização e formação. A FETAG está de parabéns por realizar oficinas ricas em conhecimento. A CTB também ganha muito com as atividades dessa natureza”, disse Rosa, ressaltando a presença de Jéssica Baiano, presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM), na Bahia.

Para Flora Lassance, as mulheres fazem a luta e se organizam com seu olhar diferenciado. “Essas oficinas da FETAG mostram como é possível mobilizar as pessoas fazendo formação. Nossa secretaria tem acompanhado as atividades e orientado os sindicatos urbanos para mobilizarem as sindicalistas”, destacou.

Informações: CTB-BA