Café com Política: CTB e FSM reforçam compromisso com a luta sindical mundial

Café con Política: CTB y FSM refuerzan su compromiso con la lucha sindical mundial

Coffee with Politic: CTB and WFTU reinforce their commitment to the global union struggle

Na manhã desta segunda-feira (31) a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), realizou o “Café com política”, e recebeu para o encontro a visita do secretário-geral da Federação Sindical Mundial (FSM), do Chipre, Pambys Kiritsis, do dirigente da Central dos Trabalhadores de Cuba/FSM (Cuba), Ernesto Freire, da dirigente da LAB (Central Sindical do País Basco), Amanda Verrone e do secretário Adjunto da FSM e da direção nacional da CTB, Divanilton Pereira. As lideranças foram acompanhadas pelo presidente da CTB, Adilson Araújo e pelo secretário de Relações Internacionais, Nivaldo Santana. O evento proporcionou um espaço para a troca de ideias e experiências entre os representantes de diferentes nações, permitindo uma discussão ampla sobre as questões que afetam os trabalhadores em âmbito global.

Durante o evento também surgiu uma chance de fortalecer os laços entre as organizações associadas à FSM e outras entidades participantes, com o objetivo de promover uma maior coordenação e apoio mútuo entre os trabalhadores mundiais.

CTB reafirma compromisso com a FSM e promete ação conjunta em defesa dos direitos dos trabalhadores

“Reassumo em nome da CTB, o compromisso efetivo com o mandato do secretário Geral, Pambys. Para a Central é muito significativo reforçar a institucionalidade e esse encontro reforça a necessidade de respaldar, fortalecer e somar junto. Tenham a certeza de que a CTB não medirá esforços para levar laços de solidariedade e unidade, compromisso efetivo com fortalecimento e apoio material com a FSM. Reforço o compromisso de estabelecer uma agenda anual de uma ação mais efetiva de enfrentamento anticapitalista em defesa da paz, da geração de emprego e renda, desenvolvimento com distribuição e defesa indiscutível da autodeterminação e direito à liberdade dos povos”, pontuou Adilson Araújo.

CTB unida na luta sindical no Brasil e na América Latina

“A CTB é uma companheira solidária com Cuba em todos os momentos, e aqui no Brasil me sinto em casa. Queria saudar a CTB, pela sua entrega, valentia e compromisso com o movimento sindical brasileiro, mantivendo sua atividade sindical classista mesmo governo Bolsonaro. Nossa saudação, nosso abraço solidário”, disse Ernesto Freire.

“A CTB é uma organização que é um pilar para toda a federação sindical. Na América Latina há uma luta de classes muito forte, nos últimos anos vimos muitas mudanças e desenvolvimento, e é muito animadora a luta da CTB nisso, principalmente na eleição do Lula. Sabemos que com a luta, as dificuldades encontradas pelas organizações vão mudar. E podemos acabar já, com todas as portas imperialistas que ameaçam a classe trabalhadora.”, comemorou Pamby Kiritsis.

“Sabemos que os nãos, as ofensivas e os desafios que a geopolítica contemporânea impõe à classe trabalhadora do mundo são muitos e para nós o internacionalismo sindical é o caminho não só para continuar na resistência, mas sobretudo, continuar aprofundando na conquista das condições de vida e trabalho dos trabalhadores do mundo. Então, é uma honra fazer parte da Federação Sindical Mundial, que cresce a cada dia mais que para nós, também é um compromisso muito importante a ser assumido a partir do trabalho diário”, agradeceu Amanda Verrone.

Leia a matéria em inglês e espanhol – Read the article in English and Spanish – Lea el artículo en inglés y español