Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público é lançada em Brasília

O Sindicato dos trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do estado de São Paulo (Sintaema), esteve nesta quarta-feira (15) em Brasília para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Público. A atividade aconteceu na Câmara dos Deputados e contou com a presença de diversas entidades representativas do setor de saneamento, parlamentares e lideranças sociais. A mesa dos trabalhos foi conduzida pelo deputado Joseildo Ramos (PT-BA) que vai presidir a Frente.

“Hoje é um dia muito importante, de grandes mobilizações e vitórias para o setor”, declarou José Faggian, presidente do Sintaema.

Foto: Divulgação – SINTAEMA.

Enquanto ocupou a tribuna, Faggian afirmou que a disputa no Brasil confronta dois tipos de modelo de estado. “Saúde, educação, transporte, moradia e saneamento como alvos da privatização sob a lógica do lucro coloca em risco os serviços essenciais”.

De acordo com Faggian é preciso ampliar a luta e incorporar toda a população brasileira na defesa do saneamento público. “Esse problema da privatização não é só um problema dos trabalhadores, mas de toda a população”.

Ele informou que em São Paulo o saneamento público está sofrendo um ataque brutal do governador Tarcísio de Freitas que tem como projeto prioritário a privatização da Sabesp. “Em resposta ao governador está sendo feita uma grande articulação entre os trabalhadores do saneamento, metrô e CPTM. Em setembro vamos realizar um plebiscito em torno da importância da Sabesp para a população e no mês de outubro preparamos uma greve geral dos serviços essenciais”.

Em meio a essa disputa, Faggian ressaltou a importância da Frente em encontro no gabinete do deputado Joseildo. “A Frente vai ser um instrumento fundamental para que a gente possa fazer o debate com a população sobre a necessidade da manutenção do serviço de saneamento público”, disse Faggian.

O dirigente também ressaltou que a Frente vem para fortalecer propostas de legislação que apontem para a manutenção do saneamento nas mãos do estado. “Nesse sentido, a Frente vai ser um instrumento fundamental de luta”.

Informações: Sintaema