Correios: Após 50 dias de negociações, sindicatos conquistam avanços em novo acordo coletivo

Na tarde desta quarta-feira (22), encerrando um período de intensas negociações que se estendeu por 50 dias, a direção dos Correios cedeu às pressões e apresentou um Termo Aditivo. Após análise pela FINDECT e pelos sindicatos, o documento agora segue para apreciação nas assembleias, sob a orientação de aprovação da proposta e do termo aditivo.

Os sindicatos filiados à FINDECT conseguiram corrigir 18 inconsistências cruciais no acordo coletivo, enquanto retiraram da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) o compromisso de discutir outras 8 inconsistências em Mesa Nacional de Negociação Permanente. Esse feito representa um avanço significativo, evidenciando a eficácia das negociações em prol dos direitos e benefícios dos trabalhadores.

Direção dos Correios recua diante da iminência de greve

Inicialmente intransigente, a direção dos Correios recuou diante da iminência de uma greve, atendendo às principais reivindicações da FINDECT. Essas modificações no acordo coletivo são consideradas uma vitória para os trabalhadores, corrigindo disparidades que impactavam diretamente seus direitos e benefícios.

Principais conquistas:

1. Vale alimentação extra: Em vez de um abono salarial de R$ 1.500 em janeiro de 2024, com descontos de até 50% em folha, será concedido um Vale Alimentação Extra de R$ 1.500,00, com coparticipação de apenas R$ 7,50, antecipado para 15/12/2023.
  2. Incorporação do reajuste salarial: Antecipação da incorporação do reajuste salarial de R$ 250,00, originalmente previsto para julho, agora para janeiro/2024.
  3. Reajuste na tabela de todas as funções: Garantia do reajuste na tabela de todas as funções, em janeiro/2024.
  4. Entrega matutina imediata: Implantação da Entrega Matutina de forma excepcional e imediata em todos os Centros de Distribuição Domiciliar (CDDs) do Brasil.
  5. Intervenção das CIPAAs: Garantia de intervenção das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAAs) nos casos de assédios nas unidades.
  6. Adiantamento do 13º salário: Adiantamento do 13º salário a partir de março/2024.
  7. Concurso público: Agendamento de reunião com órgãos governamentais, com a participação da FINDECT, para abertura urgente de Concurso Público.
  8. Redução na mensalidade e coparticipação no plano de saúde: Redução na mensalidade e na coparticipação no Plano de Saúde a partir de janeiro/2024.

Transformação nas condições de trabalho e remuneração

Essas conquistas representam não apenas uma correção no papel, mas uma transformação nas condições de trabalho e remuneração para os trabalhadores dos Correios. A mobilização constante da categoria foi crucial para esses avanços históricos, fortalecendo a posição da FINDECT nas negociações.

Orientações para assembleias

Os sindicatos de Bauru, Maranhão e Rio de Janeiro já realizaram suas assembleias e aprovaram o termo aditivo. O Sindicato de São Paulo realizará sua assembleia esta noite, às 19 horas, enquanto o Estado de Tocantins terá sua assembleia na sexta-feira, seguindo a mesma orientação de aprovação do termo aditivo, considerando seus benefícios para os trabalhadores. A união e participação ativa dos trabalhadores se mostram fundamentais para a conquista e manutenção de direitos.

Com informações: FINDECT.