SBT perde audiência e afunda em grave crise

Por Altamiro Borges

O site Notícias da TV postou neste domingo (4) que a crise na emissora do bolsonarista Sílvio Santos, o “topa tudo por dinheiro”, é gravíssima. “Embora se autointitule ‘a TV mais feliz do Brasil’, o SBT não tem encontrado muitos motivos para sorrir nos últimos meses. Levantamento exclusivo mostra que, em meio a uma crise de audiência nunca antes vista, a emissora perdeu um de cada cinco espectadores no intervalo de um ano. No mesmo período, Globo, Record e Band aumentaram sua participação no número de televisores ligados”.

Os dados se referem à audiência de janeiro na comparação com o mesmo mês de 2023, com base na aferição da Kantar Ibope no Painel Nacional de Televisão (PNT), que considera as 15 principais regiões metropolitanas do país. Na média 24 horas, o SBT registrou no mês passado 2,4 pontos de audiência com 7,1% de share (tevês ligadas), contra 2,9 pontos e 8,6% em janeiro de 2023 – reduções de 19% e de 17%, respectivamente.

O levantamento mostra que, no mesmo período, apenas a RedeTV e os canais por assinatura sofreram quedas. “A emissora de Osasco teve queda ínfima, que não chegou a 1%, enquanto a TV paga viu 25% de sua audiência ir embora e seu share desabar de 9,5 para 7,2 (decréscimo de 24%). A Record, por sua vez, perdeu um décimo na audiência (de 3,6 para 3,5 pontos), mas aumentou o share em 2%. A Band manteve sua média em 1,0 ponto cravado e também cresceu sua participação em 2%. A Globo registrou alta nos dois critérios – sua média foi de 11,1 pontos, contra 11,0 em janeiro de 2023, e ela teve elevação de 3% entre os televisores ligados”.

Genro de Silvio Santos e bolo publicitário

A crise do SBT – expressa na queda de audiência e, consequentemente, na redução dos anúncios – não é nova. A emissora de Silvio Santos – já apelidada de Sistema Bolsonarista de Televisão – não conseguiu se revigorar nem com a desproporcional publicidade concedida pelo ex-presidente fujão. Nem mesmo a sinistra presença de Fábio Faria, genro do mercenário, no Ministério das Comunicações, evitou a decadência. Com a derrota do fascista nas urnas e nas conspirações golpistas, a empresa até tentou se aproximar do governo Lula.

Em julho de 2023, a presidente do SBT, Daniela Beyruti, e a apresentadora Patrícia Abravanel – ambas filhas de Silvio Santos – estiveram no Palácio do Planalto para um encontro com Lula e o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Conforme registrou na ocasião a coluna Splash do site UOL, a reunião tratou “da necessária aproximação do SBT com o novo comando do poder executivo. Por mais que Silvio Santos sempre tenha se assumido governista, nunca antes na história do SBT a emissora esteve tão próxima do poder como aconteceu durante o governo Bolsonaro (PL)”.

“Ao irem até o Planalto para reverenciar Lula, as herdeiras dão ao atual presidente o recado que mudaram de canal e a programação agora é outra. É conveniente que a família Abravanel deixe isso claro, não por qualquer receio de risco na renovação de concessão dos canais, que está absolutamente em dia e nem é assunto cogitado por Lula e seu estafe, mas por questão bem mais pragmática e essencial ao funcionamento da empresa: a publicidade oficial distribuída pelo governo federal”.

A reaproximação diplomática com Lula

Como lembra a matéria, nos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro, “o SBT foi agraciado com um aumento do percentual que lhe cabia no bolo da verba publicitária do governo, com campanhas sobre aposentadoria, saúde, educação, Banco do Brasil e Caixa Econômica, entre outras. Embora tenha perdido audiência de lá para cá, a participação da TV de Silvio Santos nessa conta aumentou, principalmente durante a gestão Bolsonaro, que reduziu, em contrapartida, a parcela abocanhada pela Globo nas campanhas definidas pelo Planalto”.

“A aproximação do SBT com Lula visa a não perder a escala conquistada nesse menu, em função das boas relações com o governo passado, sabidamente opositor do atual. É aquele momento de pedir que nada seja feito com revanchismo e que o SBT passe longe dessa disputa travada entre os dois, mesmo tendo apoiado abertamente o outro lado até outubro passado, quando Bolsonaro foi derrotado nas urnas”, registrou o site. Não se sabe se o bolo publicitário foi mantido ou se outras benesses foram concedidas após aquele e outros cordiais encontros em Brasília. De qualquer forma, o Sistema Bolsonarista de Televisão, o SBT, segue em crise e seu futuro é incerto – inclusive em função da possível disputa entre as herdeiras de Silvio Santos.

Foto: reproducao-sbt-tvpop

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