Sindicato dos bancários reintegra bancária do Itaú demitida irregularmente

Foto: CTB-RJ.

Foto: Paula Rodrigues (da Federa-RJ), Kátia Branco, Helena Gastaldo e Renato Higino.

O Sindicato dos Bancários do Rio obteve mais uma vitória na Justiça com a reintegração de Helena Gastaldo, funcionária do Itaú. A bancária foi dispensada pelo banco da família Setúbal, que lucra bilhões de reais todos os anos, mesmo sendo portadora de doença ortopédica e estando inapta para o trabalho. O Sindicato comprovou a ilegalidade e Helena foi reintegrada com o restabelecimento de todos os direitos e benefícios garantidos no contrato de trabalho.

“O Itaú lucra bilhões de reais com a super exploração de seus funcionários e acha que pode descartá-los como se fossem meros objetos. O Sindicato não dará trégua no enfrentamento dessa sanha desumana dos banqueiros, que insistem em cometer ilegalidades flagrantes contra aqueles que se dedicam a cumprir suas funções e são diariamente massacrados com sobrecarga de trabalho e assédio moral”, declarou José Ferreira, presidente do Bancários Rio.

O diretor da entidade, Renato Higino, destacou a importância da sindicalização. “Helena mostrou como vale a pena ser sindicalizada. A bancária procurou a Secretaria de Saúde do Sindicato, que fez todo o procedimento de emissão de CAT e a marcação de perícia no INSS. Em seguida, foi encaminhada para a Secretaria Jurídica, que entrou com a ação de reintegração”, contou.

A vice-presidenta do Sindicato, Kátia Branco, disse que é a união das bancárias e bancários que fortalece o Sindicato. “Para enfrentar o poder dos bancos só com muita organização da categoria. A reintegração da Helena é um exemplo disso. Se não fosse a sua persistência e a sua confiança na entidade que a representa, ela, provavelmente, estaria desempregada e desamparada nesse momento. O Sindicato só pôde atuar e vencer na Justiça porque Helena entendeu que o Sindicato é ela, é cada bancária e bancário. É a categoria que faz a força do Sindicato”, ressaltou. Informações: CTB-RJ