Blocos de Carnaval de São Paulo Contra o Genocídio Palestino

Foto: divulgação.

Em defesa da Palestina, blocos de carnaval de São Paulo são convidados a chamar a atenção dos foliões na festividade deste ano. Chamado de “Carnaval é diversão e resistência! Palestina Livre! Cessar-fogo já!”, a proposta foi organizada pela Frente Palestina São Paulo, que fez um Manifesto chamando a adesão de mais blocos de carnaval, e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), apoia essa iniciativa.

Confira e inscreva seu bloco pelo link!

Carnaval é diversão e resistência!

“se a chibata é o grito de morte, o tambor é discurso de vida
(Simas e Rufino)

Carnaval é festa de celebração da vida e movidos por esse compromisso, no compasso dos tambores, nas ruas, nos salões e nas arquibancadas, com alegria esperançosa, convidamos neste ano brincantes, foliões e carnavalescos de todo o País a levantarem conosco o estandarte “Carnaval da Solidariedade e da Resistência: Palestina livre!”.

Há quatro meses estamos assistindo a um verdadeiro genocídio promovido pelo Estado de Israel na Faixa de Gaza. Com o franco apoio dos grandes imperialistas no mundo ocidental (EUA e Europa) e com a condescendência de tantas outras nações, convivemos com a aniquilação de um povo e com a destruição de seu território.

Somos radicalmente contrários à dominação racista de “Israel”, a qual, já não há mais dúvidas, tem avançado na limpeza étnica em toda a Palestina ocupada. A dominação sionista já dura mais de 75 anos, desde a criação de “Israel” (a Nakba, catástrofe palestina), e se impõe sobre milhões de palestinos, entre os quais 2,4 milhões de habitantes confinados em Gaza, o “maior campo de concentração a céu aberto do mundo”.

Trata-se, portanto, de uma guerra fundada no racismo, no preconceito, na intolerância, meios para justificar a colonização contemporânea de mais um povo em seu território. Não podemos nos calar diante dessa destruição!

Não podemos assistir à morte de milhares de pessoas em silêncio! Apoiamos o direito do povo palestino de viver bem com justiça e liberdade!

Como parte da história dessa linda festa popular, construída com muita resistência e alegria, assinamos este manifesto e convidamos outros produtores do Carnaval a se somarem, aderindo a essa luta, conhecendo a história da Palestina e trazendo em suas fantasias e adereços expressões de solidariedade ao povo palestino.

Da potência de nossa folia, bradamos para que não tarde o tempo em que o povo palestino possa festejar a própria cultura em paz em suas terras! Palestina livre! Contra o genocídio do povo palestino! Cessar-fogo já!

Organização: Frente em Defesa do Povo Palestino – São Paulo

Texto original: Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino