A luta pelo tempo livre

Por Miya Tokumitsu

O tempo livre é essencial para a dignidade básica. Precisamos dele para cuidarmos de nós próprios e das nossas comunidades, para realizar o nosso potencial humano. Precisamos dele para pensar de forma independente, viver um romance, cultivar amizades e perseguir as nossas próprias curiosidades e paixões. Precisamos de um tempo que não pertença nem ao patrão nem ao mercado.

Em setembro de 2017, o maior sindicato da Alemanha, o IG Metall, lançou uma campanha com profundas raízes históricas. O sindicato – que representa 2,3 milhões de trabalhadores da indústria transformadora – usou as negociações salariais anuais para pedir uma redução da semana de trabalho normal, de trinta e cinco horas para vinte e seis, argumentando que isso permitiria aos trabalhadores, entre outras coisas, cuidar de crianças e familiares idosos. Com esta iniciativa, o IG Metall regressou a uma das questões mais sagradas – e tradicionalmente bem sucedidas – do movimento sindical: o tempo livre dos trabalhadores.

O tempo livre, como argumentou o IG Metall, é essencial para a dignidade básica; para cuidarmos de nós próprios e das nossas comunidades, precisamos de tempo longe de gerar lucro para os empregadores. Igualmente importante é o fato de precisarmos dele para realizar o nosso potencial humano. A nossa capacidade de pensar de forma independente, de viver um romance, de cultivar amizades e de perseguir as nossas próprias curiosidades e paixões requer um tempo que é nosso, um tempo que não pertence nem ao patrão nem ao mercado. Na sua essência, a campanha pela redução do horário de trabalho tem a ver com libertação, tanto individual como coletiva.

Surpreendentemente, há muito que deixou de ser uma questão que enfeita as plataformas políticas nos Estados Unidos, mesmo na esquerda. Nem sempre foi assim. “A duração dos dias de trabalho”, argumentam os historiadores do trabalho, “tem sido historicamente a questão central levantada pelo movimento operário americano durante os seus períodos mais dinâmicos de organização”.

Os radicais martirizados em Haymarket estavam a lutar pela jornada de oito horas (“oito horas para trabalhar, oito horas para descansar, oito horas para o que quisermos”, dizia o slogan naqueles anos). Durante a Grande Depressão, no meio de grandes conflitos laborais, foi feita uma tentativa abortada a nível federal para reduzir a semana de trabalho para trinta horas. Durante décadas, os trabalhadores norte-americanos viram na luta pelo tempo livre a exigência que poderia unir trabalhadores qualificados e menos qualificados, empregados e desempregados.

Hoje, devemos reclamar essa herança. Reduzir o tempo de trabalho e aumentar o nível de vida deve ser uma das questões centrais e orientadoras da esquerda.

As razões pelas quais o tempo livre caiu no esquecimento são múltiplas e complexas. O historiador Benjamin Kline Hunnicutt observa que, nos Estados Unidos, a cultura de consumo do pós-guerra, a expulsão dos radicais dos sindicatos e a orientação dos trabalhadores para o crescimento econômico como motor da prosperidade foram fatores que contribuíram para não dar ênfase à política do tempo livre.

A ascensão do neoliberalismo também não ajudou. Gerações de trabalhadores foram inculcadas a acreditar que as expressões básicas da humanidade podem ser adiadas ou compradas, e que trabalhar mais e durante mais tempo é o bilhete para uma vida plena. Se continuarem a trabalhar até ao fim, podem pagar (individualmente) os cuidados infantis, negociar o tempo de férias, reformar-se prematuramente e investir nas suas propriedades para deixar algo aos seus herdeiros. Muitos sindicatos adotaram esta nova atitude e vários ainda defendem o aumento das horas de trabalho em vez de obrigarem os empregadores a compensar mais os seus membros pelas horas trabalhadas.

Hoje em dia, porém, com salários baixos e empregos precários, muitas pessoas, sobretudo as que estão no início da vida ativa, já não trabalham sob a ilusão de que o aumento do tempo de trabalho é a chave para a dignidade e a felicidade. Como poderia ser assim quando as reformas decentes são uma coisa do passado? Quando as fronteiras entre o tempo de trabalho e o tempo livre exigem uma negociação permanente? Quando a questão de trabalhar mais está sempre presente nas nossas mentes – se devemos apanhar mais um bilhete de Lyft, se devemos fazer um turno extra no hospital, se devemos aceitar corrigir cinquenta exames de psicologia no fim de semana?

Neste contexto, muitas bolsas da esquerda estão a fervilhar com discussões sobre o tempo e a temporalidade: o “capitalismo tardio”, os futuros “pós-trabalho” e o “aceleracionismo” tornaram-se frases familiares. Estes discursos são valiosos. Mas como os objetivos reais destas discussões permanecem muitas vezes no domínio do abstrato ou muito, muito distante no futuro, essa retórica, por si só, não fornece ferramentas adequadas para a construção de movimentos.

Além disso, como estas ideias tendem a circular no meio acadêmico e noutros pequenos círculos, muitas vezes passam ao lado da maioria dos trabalhadores, por mais atraentes que sejam as ideias em si. Por outras palavras, essas velhas malandrices, a teoria e a prática, tal como crianças gêmeas que correm em direções opostas, precisam de ser disputadas e reunidas.

No imediato, deveríamos lutar por coisas como semanas de trabalho mais curtas, aumento acentuado do pagamento das horas extraordinárias, redução da idade da reforma, aumento da segurança social, licenças familiares, férias pagas, baixas por doença pagas, abono de família e licenças sabáticas. Todas estas medidas têm como objetivo reduzir o tempo de trabalho motivado pelo lucro e melhorar a autodeterminação e as condições materiais dos trabalhadores. São objetivos tangíveis e realizáveis que podem ser desenvolvidos. E têm a capacidade de reunir uma variedade de trabalhadores e não trabalhadores.

Podemos alcançar o pleno emprego, por exemplo, reduzindo o horário de trabalho e distribuindo-o por mais trabalhadores. Podemos unir o trabalhador dos cuidados de saúde ao domicílio e o reformado através do alargamento da segurança social.

No plano mais teórico, há uma grande batalha retórica a travar sobre as noções de trabalho como fonte de significado. E isso significa refletir mais profundamente sobre o tempo livre e a forma como viveríamos as nossas vidas numa sociedade com muito menos horas de trabalho.

No capitalismo global, o tempo livre é frequentemente punitivo; muitas pessoas já o têm em grande quantidade, desde os habitantes dos campos de refugiados aos desempregados. E as crises dos opiáceos e das metanfetaminas tornam claro que, sem recursos e redes sociais adequados, o tempo livre pode ser o oposto de libertador. Mas o dinheiro, por si só, não é a resposta. Basta olhar para o vídeo “Good Life” de Kim Dotcom ou para o “diário do dinheiro” de alguém com um salário de 1.250.000 dólares em Los Angeles para perceber a vampidez desanimadora de extensões de tempo preenchidas com o consumo de mercadorias. Entretanto, o capitalismo tem sido bastante astuto em impregnar o pouco tempo livre que temos com os mesmos impulsos de produzir e medir que associamos ao local de trabalho.

Assim, é evidente que continua a ser essencial articular uma visão positiva do que poderia ser o tempo livre e como poderia ser financiado. Os movimentos chegarão a um beco sem saída se não tiverem uma visão convincente de um futuro melhor; é na construção desta visão que a teoria e a prática se unem.

Neste domínio, podemos inspirar-nos no estrangeiro. Não é por acaso que o IG Metall se sente encorajado a lutar pela redução do horário de trabalho – foi o próprio sindicato que garantiu a semana de trinta e cinco horas. Mas seria um erro assumir que esta batalha é particularmente europeia.

O movimento operário americano tem-se empenhado repetidamente na luta pela redução da semana de trabalho e pela expansão da liberdade dos trabalhadores. Reconheceu o poder de uma reivindicação que não só imagina um mundo onde as pessoas têm mais controle sobre as suas vidas, mas que também constrói laços de solidariedade, unindo os interesses dos trabalhadores e dos desempregados, dos altamente qualificados e dos menos qualificados, dos estrangeiros e dos nativos.

O momento é novamente propício para nos mobilizarmos e reclamarmos para nós o máximo possível do nosso tempo mortal.

Fonte: vidaetrabalho