Profissionais da saúde param contra ampliação da jornada em Juiz de Fora

Quarenta e cinco das 63 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juiz de Fora amanheceram sem médicos e enfermeiros na segunda-feira (19). Com a paralisação, os profissionais da saúde protestam contra o aumento da carga horária de funcionários da saúde municipal.

De acordo com o Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Francisco Carlos da Silva, funcionários da saúde pedem, desde o ano passado, que a ampliação do trabalho para os sábados seja revista.

“Os servidores também têm vida, e, pela lei, o trabalho aos sábados configura como hora extra.”

A ampliação do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde aos sábados foi uma decisão da Secretaria de Saúde (SS) para aumentar o atendimento à população. Com a mudança, além de funcionar de segunda a sexta, as UBS´s também funcionam das 7h da manhã ao meio dia nos sábados.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que a ampliação foi negociada com o Ministério da Saúde, e que desde novembro do ano passado vem conversando com as categorias. Segundo a PJF, a maioria das propostas foram acatadas.

No entanto, de acordo com o sindicato, essa decisão não foi previamente negociada e acordada com os trabalhadores, de forma que a paralisação é uma reação à arbitrariedade da administração municipal.

Com informações do G1

Foto: TV Integração-Reprodução

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.