CTB participa do XV Congresso da CGTP-IN, em Portugal

Moacyr presidente da NCST, Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP-IN y nosotros. Foto: CTB.

Nesta sexta-feira (23), a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN) deu início ao seu XV Congresso. O evento conta com a participação de mais de 200 líderes sindicais não apenas de Portugal, mas também de diversos outros países. Destaque para a presença da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que foi representada pelo secretário de Relações Internacionais, Nivaldo Santana.

O XV Congresso da CGTP-IN, sediado no município de Seixal, Portugal, debate o balanço das atividades recentes, delineou as orientações sindicais para o período de 2024 a 2028 e realizou a eleição da nova direção.

“Este XV congresso se realiza em meio ao aprofundamento da crise estrutural do capitalismo e às profundas mudanças na geopolítica mundial, contexto em que crescem as guerras, a precarização do trabalho e o avanço da extrema-direita. Expressamos nossa mais viva solidariedade à luta de resistência do povo palestino e repudiamos à política genocida promovida pelo governo de extrema-direita de Israel. Manifestamos também nossa oposição à política belicista dos EUA e da Otan e conclamamos pelo fim das guerras e estabelecimento da paz no mundo”, destacou Nivaldo Santana.

O congresso foi precedido de um representativo seminário Internacional, realizado dia 22 de fevereiro, que contou com a presença de dezenas de organizações sindicais. Do Brasil, participaram nove dirigentes representando a CTB, CUT, Nova Central Sindical dos Trabalhadores, UGT e Força Sindical. O seminário teve como tema a luta a “Unidade dos Trabalhadores na luta pelos direitos, paz e solidariedade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.