CTB-RN realiza ato contra o fechamento da APS Natal Sul

INSS diz que agência será fechada para economia de recursos. Aluguel custa R$ 500 mil por ano - Foto: Magnus Nascimento.

Na manhã desta terça-feira (27), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Rio Grande do Norte (CTB-RN), juntamente com demais centrais e o O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Estado (Sindprevs-RN), realizou ato contra o fechamento da APS Natal Sul. A Agência da Previdência Social (APS) Sul, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), irá fechar em Natal e os atendimentos ficarão concentrados no prédio da Gerência Executiva do INSS, na Rua Apodi, no bairro da Cidade Alta.

A agência tem uma área de cobertura de cerca de 200 mil norte-rio-grandenses e o seu fechamento, além de um retrocesso, representa o impedimento de acesso a serviços ligados ao Seguro e à Seguridade Social para essa população.

O Sindprevs-RN considera que o fechamento da APS Sul causará um aumento significativo de demanda, sobrecarregando outras unidades da capital e de Parnamirim. Em ofício enviado à gerência executiva do INSS, o sindicato afirma que o movimento de readequações do Instituto está causando transtornos à população. “A APS Nazaré foi transformada em Pólo de Perícias Médicas, fazendo com que pessoas de diversas partes do Estado, onde ainda existem agências do INSS, tenham que fazer grandes deslocamentos”, diz trecho do documento.

O sindicato procurou representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e Federal para provocar audiências públicas contra o fechamento da unidade. “A gente já teve algumas audiências com a gerência executiva de Natal e ela já manifestou que essa é a política de funcionamento atual da instituição, de não manter mais prédios alugados. A agência tem contrato de locação até o dia 16 de abril, então é desejo da instituição, do INSS, não renovar contrato com o atual locador e não procurar outro prédio”, diz Cícero Che, diretor de comunicação do Sindprevs-RN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.