CTB e CSPB participam de reunião com a União Sindical Mundial

Foto: CTB.

Nesta segunda-feira (04), o secretário dos Servidores Públicos da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), João Paulo Ribeiro, Luiz André representante da CTB na UIS -SP e da Fesep-RJ e o Presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos Gomes dos Santos, promoveram uma reunião de grande importância com representantes da União Sindical Mundial (UIS). O objetivo principal foi discutir estratégias para a preservação do estado desenvolvedor para os trabalhadores do serviço público em nível global, inclusive com a indicação de ampliação das filiação a UIS.

Durante o encontro, que aconteceu após o seminário “A crise do capitalismo e seus Impactos na Organização Sindical e no Trabalho”, realizado pela CTB e outras centrais sindicais, João Paulo Ribeiro destacou a necessidade de uma ação global em defesa da soberania dos países e da preservação dos direitos dos trabalhadores do serviço público, reconhecimento da negociação colectiva com o por exemplo, Ele ressaltou a importância da colaboração com organizações internacionais como a confederação latino-americana de trabalhadores estatais, com quase 60 anos de existência e atuação em toda a América.

“Fizemos tratativas referentes a uma ação global, junto com a UIS-SP retomando a aliança com a Confederação de servidores públicos do Brasil – CSPB, em defesa de um país soberano, de preservação do estado social de direitos dos trabalhadores do serviço público, juntamente com a confederação latino-americana de trabalhadores estatais, que atua em toda América e existe há 56 anos”, afirmou João Paulo durante a reunião.

O Presidente da CSPB, João Domingos, destacou a relevância do momento atual para os servidores públicos do Brasil, descrevendo-o como “extremamente especial na nossa história”. Ele ressaltou a oportunidade de construir um Estado Social e Democrático de Direito no país, enfatizando que a disputa internacional está centrada nos modelos e papéis dos estados em diferentes nações.

“Nós servidores públicos do Brasil estamos vivendo um momento extremamente especial na nossa história. Temos hoje uma janela de oportunidade para construir o Estado Social e Democrático de Direito em nosso país. Neste momento a grande disputa internacional se dá no campo das disputas pelo modelo e o papel do Estado em diferentes nações. Nossa proposta de um modelo voltado ao desenvolvimento econômico com inclusão social tem fortes adversários do campo ultraliberal, que persiste na concentração riqueza nas mãos de uma privilegiada casta de capitalistas improdutivos, cuja a principal fonte de suas fortunas oriunda da especulação financeira”, alertou o Presidente da CSPB, João Domingos.

O encontro entre os representantes sindicais brasileiros e a UIS evidencia a importância da cooperação internacional na luta pelos direitos dos trabalhadores do serviço público e na construção de um modelo socioeconômico mais justo e inclusivo.