8 de março: Mulheres na Marinha Mercante Brasileira buscam inclusão e representatividade

Foto: Sindmar.

O Dia de Ação Global realizado neste 8 de março pretende ser um marco para que as mulheres trabalhadoras em transportes, ativistas e líderes sindicais sintam-se mais capazes e unidas na luta para conquistar um setor que as priorize.

Este ano, o foco da campanha da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) para o Dia Internacional da Mulher é inspirar a inclusão para construirmos, coletivamente, um mundo mais justo para as mulheres.

O Sindmar sempre se empenhou na busca por condições mais inclusivas na atividade marítima. No Brasil, foi há pouco mais de duas décadas que a atuação das mulheres se tornou possível em todas as funções na Marinha Mercante. Atualmente, em nosso país, temos cerca de 16% de participação feminina nas funções a bordo, enquanto em âmbito mundial esse número ainda não chega a 2%.

Ao celebrar em seus canais de mídia social as companheiras marítimas e sindicalistas neste Dia Internacional da Mulher, o Sindmar sabe que ainda há um longo caminho pela frente. Por isso, em 2024, estamos ampliando a participação feminina tanto no Sindicato quanto na Conttmaf, nas funções de diretoras, suplentes, delegadas e conselheiras. E convidamos as nossas representadas a fazerem contato com elas para dar voz a suas preocupações e colaborar com sugestões.

Este ano, a nossa Confederação passou a contar com uma diretoria para Assuntos de Gênero e Juventude, a cargo da oficial Lorena Silva. No Sindmar, a diretoria de Relações Internacionais terá à frente a comandante Silvânia Ferreira.

As entidades sindicais marítimas têm por objetivo buscar uma participação mais efetiva das mulheres, colocando em pauta a discussão dos temas que importam às marítimas brasileiras e dando efetividade à defesa dos seus direitos como trabalhadoras.

Também fazem parte da diretoria e do conselho do Sindmar as seguintes companheiras: Vanessa Cunha dos Santos Silva, Cecília de Fátima Rodrigues, Maria do Carmo Sarto Fernandes Rodrigues, Hisolda Almeida Soares Silva e Daisy Lima Souza.

Parabéns às mulheres que atuam na atividade marítima!
Juntas, todas são mais fortes!

Informações: Sindmar.

Um comentário

  • TODO O APOIO DA PÁGINA RESGATANDO A MARINHA MERCANTE A NOSSAS MULHERS,PROFISSIONAIS MARÍTIMAS,FLUVIÁRIAS E PORTUÁRIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.