Globo lucra mais e amplia domínio na TV paga

Por Altamiro Borges

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o presidente do Grupo Globo, Paulo Marinho, confirmou na semana passada que a empresa arrecadou R$ 15,16 bilhões em 2023 e voltou ao nível de faturamento de antes da pandemia da Covid-19. O balanço financeiro deverá ser divulgado até o final deste mês e trará um lucro operacional da Globo em patamares próximos a 2014. Segundo dados preliminares, os resultados do Globoplay e de vendas comerciais de produtos foram decisivos para o bom desempenho da emissora.

Já de acordo com análise da Folha, outro fator que ajudou o império global foi a ausência no ano passado de grandes eventos. “Em 2022, a Copa do Mundo do Catar e o Rock in Rio levaram a Globo a fechar com prejuízo operacional por conta do aumento de custos com a transmissão de eventos. Hoje, segundo Paulo Marinho, a Globo tem um caixa de R$ 14,2 bilhões, o que fará a emissora continuar com investimentos importantes, como direitos de torneios, modernização de estúdios e conteúdo para o Globoplay”.

Para este ano, as perspectivas ainda são mais positivas. Nos três primeiros meses, a emissora já conseguiu arrecadar R$ 3,1 bilhões com pacotes comerciais. Dois deles foram fundamentais para chegar a este valor: a venda de transmissões para o futebol brasileiro e o BBB-24. “A maior negociação feita pela Globo é para as marcas que desejam se atrelar às transmissões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. A Globo vendeu oito cotas de patrocínio pelo valor de R$ 260 milhões cada… No BBB 24, foram 20 patrocinadores acertados dois meses antes da estreia. A Cota Big, principal categoria de patrocínio, tinha valor de R$ 114, 407 milhões, com exposição de marca na TV aberta, TV paga e canais digitais”.

GloboNews se afasta das concorrentes

Outra excelente notícia para o império global veio do seu canal de notícias por assinatura. Dados do início de março mostram que a GloboNews confirmou sua hegemonia na TV paga. Com as mudanças realizadas na programação em 2023, ela estancou seus problemas de audiência e aumentou a vantagem sobre os concorrentes. Na média de janeiro e fevereiro de 2024, segundo dados do Kantar Ibope, a GloboNews fechou com 0,47 ponto de segunda a domingo. A Jovem Pan ficou em segundo lugar com 0,15 ponto.

“Além da liderança no seu segmento, o canal é o segundo mais visto de forma geral entre todos da TV por assinatura, atrás apenas do canal Viva, que reprisa antigas novelas e atrações da TV Globo. Hoje, a faixa da tarde é a mais assistida do canal, com programas comandados por Andréia Sadi, Julia Duailibi e César Tralli. No ano passado, a GloboNews contratou Daniela Lima, ex-CNN, e deixou de perder para a Jovem Pan no horário”, relata o site de entretenimento F5.

Charge: Kayser

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.