Portuários do Espírito Santo protestam contra revisão da Lei dos Portos

Trabalhadores portuários
Foto: divulgação.

Os portuários do Espírito Santo fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (14), das 6h30 às 8h, na entrada da VPorts, em Capuaba, contra a instalação de uma Comissão de Juristas na Câmara dos Deputados esta semana, que visa revisar a Lei dos Portos e acabar com a exclusividade dos trabalhadores avulsos.

Durante a manifestação, o acesso ao porto ficou bloqueado para chamar a atenção dos trabalhadores e da sociedade para as ameaças ao trabalho histórico realizado pelos portuários.

O movimento teve caráter nacional e foi aprovado na Plenária das Três Federações que representam portuários (FNP, FNE e Fenccovib), em Brasília, nos dias 21 e 22 de fevereiro, e vai acontecer sempre que uma nova ameaça ao trabalho portuário se configurar.

“Nosso trabalho está em risco. Não podemos aceitar que essa Comissão de Juristas, formada em sua maioria por autoridades com visão empresarial, avaliem a lei sem que representantes dos trabalhadores participem das discussões. Estamos lutando por isso e vamos parar os portos quantas vezes forem necessárias”, alertou Josué King, presidente do Sindicato dos Arrumadores na Capatazia.