Representantes da CTB se reúnem no México para debate sobre o fortalecimento dos Serviços Públicos na América Latina

Foto: CSPB.

Na última quarta-feira (12), líderes sindicais de diversas entidades representativas dos trabalhadores estatais se reuniram em San Cristobal de las Casas, no estado de Chiapas, México, com o objetivo de discutir estratégias conjuntas para a defesa e fortalecimento dos serviços públicos em âmbito internacional. O encontro reuniu membros da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais (CLATE) e da UIS-Serviços Públicos. Além disso, a CSPB, confirmou sua filiação a UIS. Representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), estiveram presentes Marco Antônio Corrêa, secretário adjunto dos serviços públicos, e Luiz André, representante da CTB na UIS.

A avaliação dos participantes foi unânime: o encontro foi considerado “muito produtivo”. Durante as discussões, os líderes sindicais destacaram a importância da união do sindicalismo latino-americano e mundial na proteção dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e do continente.

Encontro com Aleida Guevara, filha do Che Guevara.

Um dos pontos centrais abordados foi a urgência da regulação da negociação coletiva para as categorias do serviço público nos países participantes. A garantia de direitos trabalhistas e a valorização dos servidores públicos foram temas recorrentes, ressaltando a necessidade de políticas que assegurem condições dignas de trabalho e remuneração justa.

Além disso, foi discutida a importância de fortalecer a participação dos sindicatos e das entidades representativas dos trabalhadores no processo decisório sobre políticas públicas que impactam diretamente suas condições de trabalho e qualidade de vida.

A iniciativa demonstra o compromisso dos líderes sindicais em buscar soluções coletivas para os desafios enfrentados pelos trabalhadores do setor público na América Latina. A união e a colaboração entre as diferentes entidades sindicais representam um passo significativo na luta por serviços públicos de qualidade e na defesa dos direitos trabalhistas na região.

Com informações: CSPB.