SAAEMG oferece o primeiro “Almoço dos Auxiliares de Administração Escolar”

*Por Imprensa do Saaemg

Música e comida boa. Sorrisos, abraços e histórias de vida que inspiram. Ao final, um gostinho de “quero mais”. Assim foi o primeiro Almoço dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais, oferecido pelo Sindicato no sábado (9/03), em sua sede, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. A iniciativa da atual diretoria tem como objetivo promover a interação e o convívio entre os trabalhadores da educação e reuniu, neste primeiro encontro, apenas as mulheres da categoria. A data foi escolhida para homenagear as trabalhadoras da educação pelo Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 8 de março. O almoço será oferecido pelo Sindicato um sábado por mês, das 12h às 15h, para os associados convidados.

Bastante aplaudida, a presidenta do Sindicato, Carolina Andrade dos Santos, deu boas vindas para as auxiliares de administração escolar e falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho.

“Eu sei das dificuldades que enfrentamos em algumas instituições de ensino, como preconceito, machismo e diferenças salariais mesmo exercendo a mesma função que os homens. E como é difícil a gente se destacar nessa e em outras atividades profissionais. Apesar disso, somos guerreiras e fortes. Sigamos unidas para superar cada um desses desafios”, pediu ela.    

Em seguida, o vice-presidente do Sindicato, Marco Aurélio Bizarria Werneck, lembrou que cada trabalhador e trabalhadora é quem faz o Sindicato mais forte.  

“Não podemos pensar no Sindicato só para filiação e bolsas de estudos. O Sindicato é mais que isso. Precisamos nos unir. Cada um de nós deve ser um multiplicador nos seus locais de trabalho, repassando informações importantes e chamando o colega para participar das atividades no Sindicato”, defendeu ele. 

O almoço começou a ser servido às 13h30. No cardápio, arroz, feijão tropeiro, bife de lombo, couve, maionese e salada verde. A sobremesa foi pudim de leite condensado. Antes do almoço, petiscos como torresmo, antepasto com berinjela e pão francês, azeitonas, amendoim japonês, chips de batata com cebola e cenoura. Tudo preparado pela equipe da chefe de cozinha do bufê Toque de Mestre, Luciana Ramos.

No salão, muitas auxiliares de administração escolar participavam pela primeira vez de um evento realizado pelo Sindicato. Uma delas era a tesoureira do Colégio Santa Dorotéia, Dione Dias. Acompanhada por várias colegas da escola, ela elogiou a iniciativa. “O Sindicato está de parabéns! O ambiente é acolhedor e agradável. Projetos como esse são importantes para reforçarmos os laços entre nós, trabalhadores da educação”, disse ela.

A auxiliar de administração escolar Margareth Nogueira, da PUC-MG – unidade Coração Eucarístico – também participou pela primeira vez de um evento no SAAEMG. “Esse é um projeto importante, pois fortalece a categoria. Estou surpresa com a organização e feliz por participar deste momento”, afirmou ela.

Sindicalizada há 33 anos, a aposentada Sylvia Noêmia Gomes, ex-funcionária da Faculdade Milton Campos, disse que, eventos como esse, “resgatam o convívio entre os associados que foi se perdendo nos últimos anos”. “Precisamos valorizar a nossa categoria, manter a união e promover essa troca de experiências”.

Presença ilustre

Entre as convidadas para participar do primeiro Almoço dos Auxiliares de Administração Escolar, estava a aposentada Magali Fagundes do Nascimento. Magali foi uma das fundadoras do sindicato, que este ano completa 43 anos de luta.

Antes da criação oficial do Sindicato, no dia 08 de abril de 1981, dona Magali lembra bem das reuniões com outras mulheres e homens da categoria, na década de 70, para fundar uma entidade que lutasse pelos direitos dos auxiliares de administração escolar.

“Eu trabalhava na PUC-MG e nós, do movimento sindical daquela época, tínhamos essa consciência de classe, ou seja, que precisávamos nos unir para conquistar melhores condições de trabalho, salário, dignidade e respeito. Nessa caminhada, a companheira Ângela Proença e o companheiro Valdemar Moreira, atual diretor do Sindicato, tiveram uma participação importante para transformar aquele sonho em realidade”, lembra ela.

Hoje, o SAAEMG representa a categoria em 286 municípios de Minas Gerais e tem diretorias regionais nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Patos de Minas e Sete Lagoas.

O Dia da Mulher nas diretorias regionais

O Dia Internacional da Mulher também foi comemorado pelo Sindicato nas diretorias regionais de Sete Lagoas, Divinópolis, Patos de Minas e Conselheiro Lafaiete. Um par de brincos foi entregue pelos diretores do Sindicato para as auxiliares de administração escolar durante a visita às instituições. Em Sete Lagoas, a lembrança pode ser retirada na sede do Sindicato. O endereço é Rua João de Paula França, 568 – bairro Santa Luzia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.